Camaçari inaugura em agosto academia para usuários do SUS

Gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos, tabagistas e alcoolistas, dentre outras pessoas, ganham mais um equipamento para cuidar da saúde. No próximo mês, Camaçari inaugura A academia da Saúde, que terá os usuários referenciados pelas equipes da região de saúde nº 1 – UBS Gleba B, USFs Nova Vitória, Novo Horizonte, Ponto Certo e Parque Florestal.

O programa visa promover a saúde através da prática de atividade física e do controle nutricional dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Para isso, será implantado um polo com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para orientar as práticas corporais, atividades físicas e de lazer, além de incentivar a adoção de modos de vida saudável.

A equipe será composta por psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, higienizador, vigilante, técnico de enfermagem e assistente administrativo. A academia terá equipamentos para exercícios físicos e alongamento, com área de convivência externa, depósito para armazenamento de materiais e espaço multiuso.

As atividades serão realizadas pela Sesau (Secretaria da Saúde), através do Departamento de Atenção Básica. A academia foi construída em uma área de 2 mil metros quadrados, próxima ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), no bairro Ponto Certo. Os equipamentos básicos para o início das atividades já foram adquiridos, os mais complexos estão em processo de aquisição.

Dentre as atividades desenvolvidas no local estão práticas corporais, educação em saúde, ações culturais e artísticas, atividades não medicamentosas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de cada usuário especificamente, através da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Fonte – Ascom