TRE multa Wagner em R$ 53,2 mil por divulgar pesquisa eleitoral sem registro

O governador Jaques Wagner (PT) foi multado, ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por ter divulgado uma pesquisa eleitoral sem registro. De acordo com a decisão, Wagner terá que pagar R$ 53,2 mil, após citar números de um levantamento durante entrevista à Rádio Metrópole em 26 de março. 

20110729RM

Na ocasião, ao apresentar dados de uma pesquisa não registrada na Justiça Eleitoral, Wagner comparou estatísticas de candidatos ao governo, atribuindo percentuais de intenção de voto aos candidatos Rui Costa (PT), Paulo Souto (DEM) e Lídice da Mata (PSB). A decisão do TRE contra Wagner foi originada em denúncia feita pelo DEM e acatada pelo relator, o juiz auxiliar do TRE Francisco de Oliveira Bispo, que seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral. 

Numa primeira apreciação, o juiz auxiliar Rosalvo Augusto Vieira da Silva havia aceito a justificativa apresentada pela defesa de Wagner, que alegava que os comentários na rádio foram baseados em dados “aleatórios e genéricos, supostamente coletados pelo próprio governador, e não por qualquer instituto de pesquisa”.

A assessoria do governador foi procurada pelo CORREIO, mas não atendeu as ligações até o fechamento desta edição. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

-Publicidade-
-Publicidade-

Fonte: Correio