Plataforma online promete ser alternativa a Procon

Os consumidores baianos terão uma fonte alternativa ao Procon na busca de seus direitos. Estará disponível no estado a partir desta quarta (23) a plataforma consumidor.gov.br, um portal online público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, colocando em contato direto clientes e empresas, sem intermediadores.

O serviço, que é gratuito e monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, permite que o internauta obtenha a solução de um problema sem precisar sair de casa e no prazo máximo de dez dias. Espera-se que a plataforma desafogue o Poder Judiciário e o Procon, além de ampliar o acesso à defesa de direitos do consumidor em todo o Brasil.

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A perspectiva é de que na próxima semana os consumidores já possam encontrar no endereço eletrônico o perfil do fornecedor e ter acesso a uma série de dados da empresa, como quantidade de reclamações, número de soluções, qual o prazo médio de resposta e a média final de satisfação do consumidor.

Atualmente a plataforma já pode ser acessada pelos consumidores dos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de 1º de setembro de 2014, estará disponível em todo o país.