Morte repentina repercute em todo o país

A notícia inesperada do falecimento da prefeita de São Francisco do Conde (PT), Rilza Valentim, pegou de surpresa a população da cidade e a comunidade política. Rilza, 52 anos, tinha anemia falciforme e estava internada desde o último domingo (20) no Hospital Aliança, em Salvador. A morte da gestora foi declarada nesta quinta (24), às 17h30, em decorrência de uma embolia pulmonar.

O velório acontecerá na Câmara de Vereadores do município nesta sexta-feira durante todo o dia. O enterro será às 16 horas no cemitério da cidade.

-Publicidade-
-Publicidade-

Confira como a notícia vem repercutindo no cenário local e nacional na manhã desta sexta (25):

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia:

“Com muito pesar, soubemos esta noite da perda da companheira Rilza Valentim, prefeita de São Francisco do Conde, Bahia. Estivemos juntos recentemente no dia 12 de maio, na inauguração do campus da Unilab [Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira] em sua cidade, e chamava a atenção sua vitalidade, alegria e compromisso com o povo. Seu falecimento é uma perda para sua cidade, para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores”.

Governador da Bahia, Jaques Wagner

“Uma grande liderança, uma mulher guerreira com uma trajetória de lutas exemplar. É com pesar que recebo esta notícia e me solidarizo com familiares, amigos e o povo sanfranciscano, que soube reconhecer seu valor. Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia”.

Prefeito de Camaçari, Ademar Delgado

“A morte de Rilza Valetim deixa um imenso vácuo na luta pelo municipalismo na Bahia, principalmente no esforço que tem sido feito pelos municípios da região metropolitana, em busca de objetivos comuns para a população, sobretudo entre as camadas mais carentes. Rilza entra para a história não apenas de São Francisco do Conde, mas de toda a Bahia, pela capacidade de realização, entendimento e solidariedade com o sofrimento do povo”.

Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

“É com pesar que a Unilab recebe a notícia da morte da Prefeita Rilza Valentim, de São Francisco do Conde (BA), cidade onde está localizado o Campus do Malês. A Unilab perde uma grande parceira, sempre engajada em nosso projeto de universidade, e que empenhou-se com entusiasmo na implantação do campus na cidade baiana. A prefeita Rilza Valentim será sempre lembrada como uma competente gestora pública e mulher negra comprometida com as lutas sociais e com a garantia dos direitos de todos os cidadãos, principalmente os da cidade de São Francisco do Conde”.

Vereadora de Salvador, Tia Eron (PRB)

“Esse é um momento de dor e tristeza, pois a morte de Rilza deixa uma enorme lacuna não só como mulher negra e prefeita. Mas sobre tudo, a Bahia perde uma amiga sincera, irmã queridíssima e mãe devotada que, como política, ocupou o maior cargo de um dos municípios mais ricos do Brasil, São Francisco do Conde”.

União dos Municípios da Bahia (UPB)

“A prefeita Rilza foi exemplo de gestora comprometida com o desenvolvimento social de sua cidade, partícipe das atividades da UPB e defensora da igualdade social e racial. Ela deixa um legado de fortalecimento da presença da mulher na política e de seriedade na vida pública”.