Bahia terá mais de 46 mil mesários voluntários este ano

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, mais de 46 mil pessoas se inscreveram para trabalhar como mesários voluntários durante as eleições na Bahia, desde o início do projeto, em 2008. Somente no período de 14 a 27 de julho, foram contabilizados mais de 5 mil novos mesários.

mesário
Foto: Site TRE/BA.

Para Verônica Luciana, presidente da Comissão de Mesário Voluntário, o sucesso do projeto está ocorrendo pelo somatório de esforços dedicados da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do TRE-BA com todos os seus vídeos promocionais, Comissão do Projeto de Voluntários, o interesse no exercício da cidadania, a participação das zonas eleitorais na divulgação, principalmente, no interior da Bahia.

 
Entre as vantagens de participar diretamente do pleito, quem atuar como mesário no dia das eleições têm direito a dois dias de folga para cada dia de convocação, auxílio alimentação nos dias trabalhados e a possibilidade de desempate em concurso público,quando previsto no edital do concurso.

 
Para se candidatar a uma das vagas é preciso ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Porém, nem todos os inscritos serão convocados como mesário, dependerá do número de vagas disponíveis na ocasião. As inscrições efetuadas em anos anteriores permanecem válidas. Os interessados podem inscrever-se no site do Tribunal (www.tre-ba.jus.br), através do disque mesário (3373-7273), ou pessoalmente no cartório eleitoral e nos SACs que possuem postos do TRE.

 

Redação Nossa Metrópole.