Evento beneficia comunidade cigana

Nesta quarta-feira (06/08), a Sesau (Secretaria da Saúde) realiza mais uma minifeira de saúde para fortalecer a inclusão social, promover e valorizar a cultura cigana. Desta vez, a ação acontece na rua Luiz Eduardo Magalhães, no bairro Jardim Limoeiro, a partir das 9h.

Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, orientação sobre saúde da mulher, da criança, de doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose e hanseníase, além da realização de teste rápido para diagnosticar sífilis e AIDS. Também haverá atendimentos no escovódromo, com profilaxia de saúde bucal e aplicação de flúor em crianças.

-Publicidade-
-Publicidade-

A comunidade cigana pode ainda fazer o cartão SUS (Sistema Único de Saúde), atualizar a caderneta de vacinação das crianças, receber orientação sobre prevenção à dengue e sobre os serviços oferecidos pela administração municipal. Para ter acesso aos atendimentos é necessário apresentar o RG e CPF.

Esta é a segunda minifeira de saúde realizada pela Prefeitura destinada ao povo de origem cigana. Os próximos eventos estão programados para os dias 13 e 14 deste mês, no distrito de Monte Gordo e no bairro Parque das Mangabas, respectivamente. O primeiro foi realizado no bairro Burissatuba, no mês passado.

As minifeiras têm por objetivo ressaltar a importância da aproximação e do diálogo permanente com a comunidade cigana e com os povos tradicionais do Município. A ação deve atender cerca de 400 famílias.

Fonte: Ascom /PMC