Campanha antirrábica vai imunizar mais de 38 mil animais

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica começa oficialmente na segunda-feira (11/08), no entanto, em Camaçari a mobilização começa amanhã (09/08), a partir das 8h30, com uma ação no condomínio Bosque de Jauá, em Vila de Abrantes, na orla do Município.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Este ano, a meta é imunizar 38.212 mil animais, entre cães e gatos. A iniciativa tem como objetivo erradicar a raiva transmitida ao homem pelos animais.

-Publicidade-
-Publicidade-

A vacinação será realizada de segunda a quinta por meio de visitas domiciliares, conforme cronograma pré-estabelecido, das 8h às 16h.  Às sextas-feiras terão plantões de vacinação nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) do Município e na Associação de Moradores do bairro Dos Quarenta e Seis.

Na segunda-feira, a imunização será realizada nos bairros Parque Verde I e Burissatuba, na sede, e nas localidades de Jauá, Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Jacuípe e Monte Gordo, na orla.

Para imunizar o cão ou gato é necessária a apresentação do cartão de vacinação do animal. No entanto, caso o proprietário não possua o documento será providenciado outro na hora.

A meta estipulada equivale a 80% da população canina e felina do Município que é de, aproximadamente, 48 mil animais. De acordo com a coordenadoria do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), as doses são disponibilizadas o ano todo, mas a ação é intensificada durante a campanha.

A dose da vacina é destinada a animais com três meses de idade que não tenham recebido nenhum tipo de vacina e a animais com mais de seis meses que já tenham sido imunizados contra outras doenças. A dose garante a imunização por um prazo de 12 meses.

Fonte: Ascom / PMC.