Criança de 11 anos morre de meningite em Porto Seguro

A vítima mais recente de meningite registrada no estado morreu nesta quinta-feira, 7, em Porto Seguro (a 591 km de Salvador).

Raysa Marques, 11 anos, deu entrada em 31 de julho, no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, e foi diagnosticada com o tipo mais grave da doença, a meningite meningocócica C.

-Publicidade-
-Publicidade-
Raysa foi diagnosticada com o tipo mais grave da doença. Foto: Reprodução/TV.
Raysa foi diagnosticada com o tipo mais grave da doença. Foto: Reprodução/TV.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro garante que o município não apresenta surto ou epidemia da doença.

“Ocorreu apenas um caso isolado e todas as medidas cautelares estão sendo adotadas. A população não tem motivo para maiores preocupações”, informa a nota.

Entre janeiro e agosto do ano passado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 46 mortes pela doença, contra 23 no mesmo período de 2014, o que representa 50% de diminuição.

O número de casos sem óbito também caiu de 542 (em 2013) para 330 catalogados este ano, apontando 39,1% de redução.
Vacina

Crianças de até 2 anos têm o benefício oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e devem tomar uma dose aos três, aos cinco e aos 15 meses.

Pessoas com deficiência congênita e menores de 13 anos com HIV devem se dirigir ao Hospital das Clínicas ou ao Couto Maia, que também oferecem o amparo sem custos.
Demais cidadãos podem se vacinar na rede privada, diz a coordenadora de imunização da Sesab, Fátima Guirra.

Fonte: A Tarde.