Professor Pasquale participa de talk show em sindicato de Camaçari

O que era pra ser apenas uma aula se transformou, na noite desta sexta-feira (08), em um grande talk show, conduzido pelos professores Pasquale Cipro Neto e Jorge Portugal. A ação faz parte do programa “Educação também é com a gente”, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.
Iniciado há 4 meses,  o programa consiste na preparação de trabalhadores metalúrgicos associados e seus dependentes, que assistem aulas  de português, matemática, geografia, entre outras disciplinas cobradas nas principais provas dos concursos públicos, vestibulares e do Enem.

Professores Pasquale Cipro Neto e Jorge Portugal.
Professores Pasquale Cipro Neto e Jorge Portugal.

Considerado um dos maiores estudiosos da língua portuguesa do nosso país, conhecido pelo programa “Nossa Língua Portuguesa” da TV Cultura e colunista do Jornal Folha de São Paulo, o professor Pasquale respondeu às perguntas feitas pelos alunos do curso e pelos visitantes que lotaram o auditório da sede do sindicato, onde, inclusive, acontecem as aulas durante a semana.
Jorge Portugal, considerado o padrinho do programa,  respondeu às perguntas feitas pelos participantes, assim como também questionou ao professor Pasquale. Respondendo à questão do professor Jorge Portugal, que queria saber que tipo de avaliação o Enem e outros tipos de concursos mais cobram, Pasquale responde: “Perguntas criativas, que levem à reflexão, que incentive o aluno a propor soluções. Perguntas que apresentam situações enfrentadas no dia a dia”, diz.

Por Fernanda Melo