Comemorações em Camaçari durante todo o mês de agosto

Nesta segunda-feira (11), comemora-se o Dia do Estudante, mesma data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I.

 
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.

 
CAMAÇARI:
Em Camaçari, as comemorações já começaram. Durante todo o mês de agosto, estudantes participam de atividades esportivas e culturais.

 
As atividades começaram na última quarta-feira (06) com a realização das Olimpíadas Especiais Interativas que reuniu 150 pessoas com deficiência intelectual de cinco municípios baianos em competições de futebol de salão e futebol 7.

 
A próxima atividade será promovida no dia 21, na Sede, e 28, na Orla, e consiste no Circuito de Esportes, ou seja, aulas públicas de esporte, com jogos e recreações sem caráter competitivo, para alunos das escolas convidadas. Na sede, a ação acontece na Escola Municipal Denise Tavares e na Orla, na Escola Municipal Senhor dos Passos.

 
No dia 29 de agosto acontece o Festival de Música Estudantil, na Praça da Simpatia, às 13h, com as apresentações musicais de dez escolas da rede municipal. Os estudantes vão apresentar as canções desenvolvidas através do tema Os sonhos da Cultura.

 
Na programação também está inclusa a Corrida Rústica dos Estudantes na praça da Simpatia, às 8h do dia 30. No mesmo dia e local acontece a apresentação da BAMUCA (Banda Municipal de Camaçari) às 9h, em seguida, às 10h, haverá shows com artistas locais e apresentações culturais.

 
A programação será encerrada às 14h do dia 30, com o Torneio de Futsal Solidário dos Universitários de Camaçari. O evento acontece no Colégio São Tomaz de Cantuária.

 
Nas escolas públicas e privadas de Camaçari, não haverá aula hoje.

 
Redação Nossa Metrópole / Com informações da Ascom PMC.