IFBA abre inscrições para mais de 800 vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abriu as inscrições para um processo seletivo com mais de 800 vagas disponíveis para os campi Salvador e Salinas de Margarida. As oportunidades são para os cursos integrados ao ensino médio e subsequentes.

Este ano, 50% das 836 vagas para formação subsequente poderão ser ocupadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Apesar de não precisarem fazer a prova da instituição, os candidatos devem se inscrever através do site do processo seletivo (http://www.portal.ifba.edu.br/prosel-2015-inicio/).

-Publicidade-
-Publicidade-

As inscrições vão até o dia 10 de setembro, e os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30. Alunos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial da taxa, pagando R$ 3. Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 21 de agosto e entregar a documentação exigida em edital.

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias. Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

SOBRE OS CURSOS

Os cursos integrados ao ensino médio têm duração mínima de quatro anos. Essa forma inclui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que disponibiliza a formação de saneamento, com aulas noturnas, para candidatos com idade a partir de 18 anos, ensino fundamental completo e interesse em voltar a estudar, obtendo qualificação profissional ao mesmo tempo.

Para aqueles que já concluíram o ensino médio, os cursos subsequentes são a melhor opção, com duração menor – média de dois anos. Automação industrial, edificações, geologia, hospedagem, informática e química são algumas formações técnicas oferecidas pelo IFBA. Saiba mais sobre os cursos oferecidos aqui: http://www.portal.ifba.edu.br/salvador/cursos.html.

Fonte: Correio