“Negócio a Negócio” beneficia empreendedores de Barra do Pojuca

A localidade de Barra do Pojuca é a primeira contemplada com a ação do Programa Negócio a Negócio, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A iniciativa aconteceu ontem (12) e segue até esta quarta-feira (13) e consiste na visita de agentes de orientação empresarial aos microempreendedores individuais e microempresas da localidade.

Os agentes vão auxiliar os empreendedores nas principais dificuldades enfrentadas no dia a dia da gestão do negócio. Eles visitam a empresa e aplicam um diagnóstico de gestão básica que abrange questões de mercado, finanças e operação. Em seguida, sugere soluções de melhoria para o empreendimento.

São realizadas, no total, três visitas, na primeira é aplicado um questionário com cerca de 20 perguntas no intuito de identificar como a empresa usa técnicas básicas de gestão. Na segunda oportunidade, é apresentado o diagnóstico realizado e um plano de trabalho construído com base nas necessidades identificadas, além de receber orientações, dicas e o Manual de Gestão Empresarial, que ajuda a colocar o plano em ação.

A terceira visita acontece em média até dois meses após a segunda visita, ocasião em que o agente volta à empresa para avaliar o grau de implantação do plano de trabalho sugerido. A depender do interesse e da estratégia definida pelo Sebrae, o ciclo de visitas pode se repetir no ano seguinte.

A mesma ação acontece nos bairros Nova Vitória e Gleba B, na quarta e quinta-feira (13 e 14/08).

Fonte: Ascom / Camaçari