Cento e seis viaturas da PM já estão equipadas com câmeras na Bahia

Cento e seis viaturas da Polícia Militar da Bahia já estão equipadas com kits de câmeras. A informação foi confirmada ao Aratu Online pelo major Tarcísio Caxias, diretor da Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública. Segundo o major, o número foi atualizado às 18h desta quarta-feira (13).

Foto: divulgação/SSP
Foto: divulgação/SSP

As viaturas estão sendo equipadas com duas câmeras de vídeo que transmitem imagens em tempo real das áreas onde os veículos estão, assim como das ações dos policiais. As câmeras têm 180° de abrangência. “Salvador possui 300 câmeras fixas em postes e já temos mais 400 equipamentos comprados. O problema é que, com essas câmeras, nós não conseguimos monitorar toda a cidade, porque elas precisam de sinal de rádio e há áreas que não possibilitam as condições necessárias. As câmeras das viaturas chegam como uma opção para estas áreas, porque as imagens captadas por elas podem ser transmitidas de qualquer lugar da cidade”, explicou o major.

-Publicidade-
-Publicidade-

Com este objetivo de complementar o monitoramento das ruas da capital baiana, as câmeras estão sendo fixadas no painel dos carros, com a lente virada para a frente dos veículos, e na lateral ou parte superior, do lado de fora das viaturas. Questionado pelo Aratu Online se as câmeras também não visavam o monitoramento da postura dos policiais militares, como no caso do desaparecimento do jovem Geovane Mascarenhas de Santana, 22 anos, o major respondeu que, como consequência, os equipamentos ajudarão nesta função, mas que este não é o principal foco. “O principal objetivo é mostrar o que acontece do lado de fora das viaturas, mas os kits consequentemente irão mostrar a ação dos PMs nas abordagens”, esclareceu.

A previsão é de que, até o mês de outubro, os 200 kits previstos já estejam instalados. Após isso, será realizado um acompanhamento do funcionamento dos equipamentos e, caso o resultado seja satisfatório, as próximas viaturas compradas pelo governo podem já vir com as câmeras. O consórcio responsável pela venda garantiu ainda três anos de manutenção. Os kits começaram a ser instalados uma semana antes da Copa do Mundo.

Além das câmeras, os veículos também recebem monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital como parte dos novos investimentos em tecnologia. O sistema permite o monitoramento por vídeo dos veículos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. As imagens transmitidas para o CICC também podem ser vistas pelos policiais por meio dos monitores dentro das viaturas. Os equipamentos também permitem aos policiais consultar através da internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. Além de Salvador, cidades como Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Rio Real, Santo Amaro e Camaçari têm viaturas que já receberam os kits.