Nova fábrica vai gerar 2.100 empregos

O prefeito Ademar Delgado conheceu, na manhã desta quinta-feira (14/08), o projeto da fábrica a ser construída em conjunto entre a Braskem e a empresa alemã Styrolution, líder no segmento de estirênicos. A planta será edificada em um terreno de 80 mil metros quadrados, no Polo Industrial de Camaçari, e terá capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano de resina ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), plástico utilizado pela indústria automotiva e de eletrodoméstico.

A apresentação oficial do empreendimento foi realizada no gabinete do prefeito pelo executivo Hans-Jürgen, futuro diretor da planta no Polo, que estava acompanhado do responsável pelo setor de Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Marcos Ruediger.

Com investimento entre R$ 150 e R$ 200 milhões, a nova fábrica vai fortalecer a cadeia petroquímica local e gerar 100 empregos diretos e 2.000 postos de trabalho durante a construção da unidade, prevista para 2016. O começo da operação foi programado para 2018. A empresa alemã será acionista majoritária com 70% da companhia e a Braskem deterá os outros 30%.

Ademar Delgado destacou a importância das contratações dos trabalhadores serem realizadas através do CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador). O gestor de Camaçari lembrou também que o Município sediará um campus da UFBA e uma unidade do Senai/Cimatec, instituições que terão como horizonte a capacitação voltada para a indústria. “Precisamos cada vez mais fortalecer essa relação e parceria com as empresas para que a mão de obra local seja priorizada”, afirmou o prefeito.

O executivo Hans-Jürgen ficou contente em saber do potencial de qualificação do Município. Já Marcos Ruediger ressaltou que o objetivo do empreendimento é aproveitar a capacidade de formação do Senai e os trabalhadores que vivem em Camaçari.

Também participaram da reunião os secretários do Desenvolvimento Econômico, da Fazenda e da Infraestrutura, Djalma Machado, Camilo Pinto e Everaldo Siqueira, respectivamente.

Fonte: Ascom : PMC