Camaçari sedia exposição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

O município de Camaçari vai receber uma mostra dos Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto consolidado como uma das principais ações de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado, com realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). A exposição reúne 24 obras de diferentes artistas, selecionados através de edital público, dentre 369 inscritos. A abertura ocorrerá no dia 22 de agosto, sexta-feira, às 19 horas, na Cidade do Saber, onde a visitação permanece até 5 de outubro, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas, com entrada franca.

SALÕES DE ARTES VISUAIS 2014 - WEBFLYER CAMAÇARI

O Salão em Camaçari terá a participação de artistas de Salvador, Cachoeira, São Félix, Jequié e Juazeiro, que apresentam trabalhos em diversos estilos e gêneros, com temática livre. Na noite de abertura, uma comissão de premiação escolherá três obras entre as expostas, que receberão prêmios de R$ 7 mil cada. Haverá também os prêmios simbólicos: as menções especiais, indicadas pela comissão, e o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes, ao final do período de exposição.

Neste ano de 2014, além de Camaçari, os Salões de Artes Visuais da Bahia chegarão a Paulo Afonso, no norte da Bahia, onde outros 24 trabalhos serão apresentados, no Centro de Cultura Raso do Catarina, a partir de setembro. Desde 2012, o projeto vem ocupando espaços culturais não-vinculados ao governo estadual, findando a restrição de sua circulação apenas em municípios que possuem centros geridos pela SecultBA. Neste ano, as duas cidades têm então a possibilidade de participação no projeto de forma inédita por conta desta abertura.

Novas vias de difusão das Artes Visuais – Fortalecendo a divulgação dos trabalhos destacados, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abrigará uma edição especial dos Salões, prevista para dezembro de 2014, com as obras premiadas e as menções especiais dos anos de 2013 e de 2014, numa parceria entre a FUNCEB e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Para completar, todas as obras selecionadas nestes dois anos vão estar nas páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. Também pela primeira vez, o Catálogo, que tem três edições já lançadas (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012 – além de versões impressas, disponíveis para download no site da FUNCEB), vai apresentar não apenas as obras premiadas, mas todo o conjunto de obras expostas, ampliando sua perspectiva de difusão do cenário das artes visuais baianas, com novas estratégias de distribuição local e nacional.

ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE CAMAÇARI:

Alex Moreira, “LEI 12.365” (design gráfico); Aline Brune, “Eu Vênus Aqui” (videoarte); Anderson Santos, “O Sorriso” (óleo sobre tela); André Lima, “Sobreviventes” (instalação); Artur Rios, “Escoamento IV” (pintura); Augus, “Ossos do Ofício” (fotografia); Beatriz Franco, “Tudo Escapou” (fotografia); Cenildo Silva, “Sustentáculos” (escultura); Deisiane Barbosa, “Cartões-Postais à Tereza/Caixas de Entrada” (intervenção urbana); Edu O., “Ah, se eu fosse Marilyn!” (performance); Hirosuke Kitamura, “Metamorfose” (fotografia); João Oliveira, “Das Delícias 1. O Devaneio Excessivo É O Hábito” (gravura); Kelvin Marinho, “(a)temporal” (fotografia); Laís Guedes, “Em terra” (performance); Leandro Estevam, “Ensaiando O Sol” (instalação); Marco Antonio, “Esse Jogo Não É 1×1” (instalação); Mayra Lins, “As coisas que existem, elas teimam em querer ser vistas” (instalação); Olímpio Pinheiro, “Os Infames caem” (pintura); Pablo Cordier, “Desse limite infinitesimal no qual alguma coisa acontece” (fotografia); Pablo Lucena, “Sweet Blue Dream / O reverso e o verso” (fotografia); Paula Ângela, “Memórias do Açucar” (instalação); Paulo Coqueiro, “Ruído” (fotografia); Tiago Lima, “Avenida Sete” (fotografia); Tiago Sant’Ana, “Doce X, Bala para Cosme e Damião” (performance).

Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 – Etapa Camaçari

Abertura: 22 de agosto (sexta), 19 horas

Visitação: 23 de agosto a 5 de outubro*, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas

*Aos sábados e domingos, a visitação é aberta apenas quando houver espetáculo no local

Onde: Cidade do Saber (Rua do Telégrafo, s/n, Centro)
Quanto: Grátis
Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Apoio: Cidade do Saber/ Prefeitura de Camaçari

Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Fonte: Ascom / Funceb