Vacina é inserida na rotina das unidades de saúde

A vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde do Município. Indicada para crianças com idade entre 1 ano e 2 anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias), a imunização foi inserida pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) desde o último dia 4 de agosto.

De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari, o Município recebeu 2.600 doses da vacina contra a Hepatite A. A meta é calculada de acordo com a população de nascidos vivos, disponibilizada pelo DATASUS – Departamento de Informática do SUS.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. Em alguns casos a doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Como as crianças na faixa etária do público contemplado no calendário de vacinação ainda não têm o sistema imunológico formado, a doença pode evoluir de forma grave para a hepatite fulminante e levar o paciente a óbito.

Fonte: Ascom / PMC