Consumidora recebe boleto com cobrança de R$ 0,01 de cartão de crédito

Ao abrir uma correspondência do BRB (Banco Regional de Brasília), no início do mês de agosto, Desirê Kunzler, pedagoga moradora de Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal, foi surpreendida. Até então, ela já tinha recebido uma cobrança de R$ 3,50, do próprio banco onde é correntista. Mas nunca tinha recebido um boleto no valor de um centavo.

Sem esboçar alguma reação ao abrir a correspondência, ela disse que não esperava receber a cobrança.

-Publicidade-
-Publicidade-

— Até hoje eu nunca tinha visto isso. Eu fico curiosa pra saber quanto eles gastam para enviar cada boleto.

Procurado, o Gerop (Gerência de Operações) do BRB, responsável por cartões de crédito e cobranças relacionadas, respondeu, em nota, que não pode se manifestar por causa da Lei Complementar Nº 105, de 10 de janeiro de 2001, que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras. Mesmo assim, o Gerop diz reforçar o compromisso com seus clientes e garante que nenhum prejuízo eventual afetará a cliente.

 Cliente ressaltou que irá pagar o boleto Reprodução
Cliente ressaltou que irá pagar o boleto. Foto: Reprodução

Questionada pelo R7 DF, sobre o custo de cada boleto referente ao cartão de crédito, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) informou não ter acesso a esse tipo de informação e que também não estabelece valores.

Desirê manifestou que vai pagar a conta, e pretende fazer isso usando o débito automático em conta corrente.

— Vou ao caixa eletrônico e pagar o boleto. Infelizmente não tenho uma moeda de um centavo, respondeu rindo.

Fonte: R7