Camaçari sedia Open de Capoeira

Em sua sexta edição, o Camaçari Open de Capoeira traz para o município mestres de diversos estados brasileiros e de outros países para celebrar a manifestação cultural. O evento, sediado no Centro de Treinamento Engenho, em Vila de Abrantes, começou na quarta-feira (27/08) e encerra no domingo (31/08). Ao longo desses cinco dias, a iniciativa deve reunir cerca de 1.500 capoeiristas.

Realizado com o apoio da Prefeitura, no primeiro dia o evento proporcionou a 100 pessoas, entre pequenos capoeiristas e seus familiares, a oportunidade de irem ao cinema para assistirem uma sessão no cinema do shopping Salvador Norte, em Salvador. Na noite de ontem (28/08), foram realizadas oficinas de capoeira no Centro de Treinamento.

Hoje (29/08) os participantes poderão assistir palestras com historiadores e oficinas de danças afro. E amanhã (30/08) será o Congresso Internacional, evento interno com o objetivo de definir os rumos da capoeira de Engenho em diversas partes do mundo, com a participação de lideranças vindas do México, Áustria e Espanha.

Além das tomadas de decisões, haverá um momento de entretenimento com a realização de rodas de capoeira e um passeio pela tarde para todos os envolvidos com saída de Itapuã em direção ao Farol da Barra. À noite, a partir das 19h, haverá um sarau de capoema – recital de cantos de capoeira.

Mas o grande dia de festa será no domingo (31/08) com o batismo de 300 participantes e formação de cinco contramestres (um grau anterior ao de mestre), na Cidade do Saber, a partir das 9h. Lá, também serão realizadas apresentações com o grupo de maracatu Engenho do Rio de Janeiro, Dança Afro de Camaçari e um show de mágica com o também capoeirista Willian Basto que se apresenta em Cancun.

O encerramento do Camaçari Open de Capoeira ocorre a partir das 16h de domingo no Centro Treinamento Engenho, em Vila de Abrantes, com confraternização, dança, música e rodas de capoeira.

Fonte: Ascom / PMC

comfiaço