Segunda dose da vacina está disponível em Camaçari

As 5.710 meninas moradoras do Município que receberam a primeira dose de proteção contra os vírus do HPV (Papilomavírus Humano) devem comparecer aos postos de saúde para cumprir a segunda etapa da campanha, executada no município pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria da Saúde).

As vacinas são voltadas para meninas de 11 a 13 anos e protegem as garotas de quatro cepas do vírus. O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo de útero.  A primeira etapa da Campanha foi cumprida em todo o Brasil entre março e abril deste ano.

-Publicidade-
-Publicidade-

As meninas atendidas pela campanha devem procurar a unidade médica mais próxima de suas casas – com exceção das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) – para buscar a imunização. Para garantir o direito de receber a segunda dose, as jovens devem apresentar o cartão de vacinação, documento que comprova a aplicação da primeira dose.

Este mesmo cartão deve ser guardado para ser apresentado dentro de cinco anos, quando será aplicada a terceira e última dose da vacina. Dentro deste período o risco de contrair um dos quatro vírus (tipos 6, 8, 16 e 18) do HPV é de menos de 5%. Cumpridas todas as etapas, a imunização é para toda a vida.

Fonte: Ascom / PMC