CAMAÇARI 256 ANOS: Desfiles iniciam comemorações

A partir deste domingo (21/09), a população começa a sentir o clima das comemorações dos 256 anos de Camaçari. Pela manhã, às 8h30, ocorre o hasteamento da bandeira na praça Conselheiro Rafael Vieira em Monte Gordo. Pela primeira vez, o distrito integra o circuito oficial do desfile de aniversário da cidade, comemorado no dia 28 de setembro. O evento contará com as presenças do prefeito Ademar Delgado, autoridades políticas e do Tiro de Guerra de Camaçari.

Por volta das 9h, começa o desfile cívico com a participação de 2.120 alunos de 11 escolas, de acordo com a Seduc (Secretaria de Educação). Além dos estudantes, desfilam também bandas marciais, fanfarras e grupos de culturas populares de Camaçari.

-Publicidade-
-Publicidade-

Os estudantes vão trabalhar o tema Escola e Interculturalidade: por uma educação sociointeracionista e o subtema Brasil interação com o Mundo, em alusão à Copa do Mundo de 2014, realizado no país.

O desfile de Monte Gordo começa na rua da Lapinha, nas proximidades da 33ª Delegacia de Polícia de Monte Gordo, passa pela rua Bom Jesus, até chegar à praça Conselheiro Rafael Vieira (onde há o Mercado Municipal).

À tarde é a vez dos moradores de Vila de Abrantes participarem do ato cívico. Às 14h, serão hasteadas as bandeiras do Município, Estado e do país, na praça da Matriz do distrito, novamente com as presenças do prefeito Ademar e autoridades políticas e militares.

Em Vila de Abrantes, o desfile acontece há mais de 40 anos e conta com a participação de 1.810 alunos de oito escolas. Os estudantes saem das proximidades da 26ª Delegacia Territorial de Vila de Abrantes, passam pela avenida Tiradentes e pela rua Vieira de Melo, até chegarem à praça da Matriz, local onde será montada uma arquibancada coberta com capacidade para 1.200 lugares.

Além da Seduc, a realização do desfile conta com a participação da Segov (Secretaria de Governo), Secult (Secretaria da Cultura), Sesau (Secretaria da Saúde), além da Defesa Civil e da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte).

MONTE GORDO
Escola Municipal Emaús
Escola Municipal Marcelina Bispo
Escola Municipal Aloísio de Oliveira
Escola Municipal Américo Ferreira
Centro Educacional Darcy Ribeiro
Centro Educacional Barra do Pojuca
Escola Municipal Amélia Rodrigues
Escola Pingo de Gente
Escola Carpie Diem
Centro Educacional Alfa
Colégio Estadual de Monte Gordo

VILAS DE ABRANTES
Creche Comunitária Senhora Santana
Creche Comunitária Esperança da Estiva
Centro Educacional Senhor dos Passos
Escola Municipal Silvio Pereira Franco
Escola Municipal Marcus Ivo Bona
Escola Municipal Coqueiro de Arembepe
Escola Municipal Eliza Dias
Centro Educacional Marquês de Abrantes

Fonte: Ascom / PMC