ESPECIAL CAMAÇARI 256 ANOS: Município possui um dos mais belos litorais do país

Camaçari comemora, no próximo domingo (28), 256 anos de emancipação política. E, para celebrar, nesta semana, o Nossa Metrópole irá apresentar reportagens que mostram um pouco da diversidade do nosso município, suas riquezas naturais, econômicas, culturais e sociais. Para começar, nada melhor do que nos deliciar com as belezas naturais da nossa região, em especial o nosso extenso e belo litoral.

Considerado um dos principais centros econômicos do país, Camaçari é também um dos mais desejados trajetos turísticos da Costa dos Coqueiros. Seus 42 km de belas praias transmitem aos nativos e visitantes tranquilidade, diversão e descanso, tornando-o um dos litorais mais incríveis do Brasil.

-Publicidade-
-Publicidade-

Com lindas praias de águas mornas e margeadas por coqueirais, além de um extenso patrimônio natural de conservação ambiental, como as APAs, a orla do município atrai turistas de todo lugar do país e do mundo. Fácil de entender porque artistas como Janis Joplin, Mick Jagger e Caetano Veloso se sentiram atraídos pelo litoral camaçariense.

Confira algumas das belas praias localizadas no município:

Busca Vida:
Com 9 km de extensão, esta praia de ondas fortes e mar aberto encontra-se quase privatizada, com a construção de um grande condomínio no local. Para curtir suas belezas, incluindo uma lagoa de mesmo nome, o visitante poderá chegar a pé ou de bicicleta. Os surfistas apreciam bastante as boas ondas que rolam lá, durante quase todo o ano.

Praia Busca Vida.
Praia Busca Vida.

Jauá:
O nome Jauá vem de uma espécie de papagaio típico da região, que é um dos símbolos da praia. Localizada entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, é a primeira praia do município de Camaçari com acesso livre.

Também conhecida como a “Praia do Oi”, por ser freqüentada por muitos moradores de Camaçari, Jauá possui um clima de cidade de interior com bares e restaurantes que lotam durante o verão e feriados. As piscinas naturais são outro atrativo e fazem a alegria das crianças. O local é ideal para quem quer aproveitar uma boa praia com a família.

Praia de Jauá.
Praia de Jauá.

Arembepe:
Vem do tupi-guarani e quer dizer “aquilo que nos envolve”. Arembepe é uma antiga vila de pescadores, que fica a 24 km do aeroporto de Salvador, sentido litoral norte da Bahia.

Arembepe ganhou fama mundial nas décadas de 60 e 70, quando foi escolhida para abrigar a Aldeia Hippie. Ícones da cultura pop como Janis Joplin e Mick Jagger visitaram o lugar. Até hoje as várias cabanas rústicas se espalham pela área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos arrecifes da praia.

Praia de Arembepe.
Praia de Arembepe.

Barra do Jacuípe:
O encontro do Rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do Litoral Norte da Bahia. Uma paisagem deslumbrante, com dunas, coqueirais, arrecifes, além de uma praia tranqüila e um rio propício para a prática de esportes aquáticos.

Situada a aproximadamente 58 Km de Salvador, a área abrange um povoado de mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região. Jacuípe também é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O local ainda é muito bom para o camping.

Barra do Jacuípe.
Barra do Jacuípe.

Guarajuba:
Seu nome vem do guarani e significa “garça dourada”, ave típica da localidade. Situada a 41 Km ao Norte do Aeroporto Internacional de Salvador, Guarajuba é uma das principais atrações do litoral de Camaçari.

A praia caracteriza-se por uma paisagem belíssima, onde os elementos da natureza, flora e fauna, atestam as riquezas do meio ambiente no local. Suas praias de ondas fortes e trechos protegidos por arrecifes atraem tanto praticantes de surfe como banhistas. O local é totalmente urbanizado, possuindo muitos condomínios, ruas arborizadas, boa sinalização, calçadão com ciclovia em toda extensão de sua orla, barracas de praia, bons restaurantes, sorveterias, shopping, casas noturnas, lanchonetes, delicatessens, lojas de conveniência, pousadas, hotéis e policiamento constante.

Praia de Guarajuba.
Praia de Guarajuba.

Itacimirim:
Aproximadamente a 48 km do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Salvador, Itacimirim desponta no cenário das belas praias do Litoral Norte da Bahia como uma das mais harmoniosas e sossegadas.

A praia é marcada por sua boa infraestrutura, possui hospedagens de alto luxo, restaurantes e muitas barracas para a venda de petiscos e bebidas. Ao norte, o Rio Pojuca se encontra com o mar, deixando as águas mais escuras e atraindo muitos peixes, como o robalo. Com um grande número de casas de veraneio, o movimento no local aumenta nos grandes feriados e no verão. Itacimirim também é muito freqüentada por surfistas, interessados nas belas ondas do local.

Praia de Itacimirim.
Praia de Itacimirim.

Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole