Caminhada e corrida comemoram Dia Mundial do Coração

Incentivar a prática de exercícios físicos e alertar para a importância da prevenção de doenças cardiovasculares são alguns dos objetivos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia que promove, no próximo domingo (28), a 8ª Caminhada do Coração e a 4ª Corrida 5 km do Hospital Santa Izabel.

A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem do evento, que será realizado no Dique do Tororó. A corrida terá largada às 7 horas. Já a caminhada está programada para iniciar às 8h30. O evento, que contará com estande para aferição de pressão arterial e glicemia, será animado por Tio Paulinho e o cantor Peu Del Rey.

-Publicidade-
-Publicidade-

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as Doenças Cardiovasculares (DCV) afetam, anualmente, cerca de 17,1 milhões de pessoas. Mais de 300 mil mortes são registradas por ano no país decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas. Especialistas atestam a importância dos exercícios físicos para a prevenção de doenças.

“Existem inúmeros benefícios à prática regular de atividades físicas. Talvez o principal deles seria o combate à obesidade, que representa importante fator de risco para o aparecimento de doenças como o infarto, hipertensão arterial e diabetes”, explica o cardiologista e ritmologista do Hospital Santa Izabel, Alessandre Rabelo.

O cardiologista também ressalta que alguns estudos têm mostrado cientificamente que a realização mínima de atividades físicas regulares pode promover redução substancial no risco da osteoporose, além de auxiliar na prevenção dos cânceres de cólon e mama, da ansiedade, depressão e perda de atividade mental associada à idade.

Fonte: Varjão Associados