Agências de Camaçari aderem à greve dos bancários

Funcionários das agências bancárias de Camaçari aderiram à greve por tempo indeterminado dos bancários iniciada nesta terça-feira (30), em toda a Bahia e em mais 20 estados.

Camaçari possui, atualmente, 18 agências bancárias, entre sede e orla, e 385 bancários. Todas suspenderam suas atividades. Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Camaçari, Ronaldo Nascimento, os aposentados, pensionistas e beneficiados dos programas sociais do Governo Federal terão as necessidades atendidas nas agências.

01
Os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para realizar alguns serviços, como saques, pagamentos e depósitos.
02
As agências de Camaçari amanheceram com cartazes anunciando a greve.
03
Os aposentados, pensionistas e beneficiados dos programas sociais do Governo Federal terão as necessidades atendidas nas agências da Caixa.

Ainda de acordo com o presidente, os caixas eletrônicos serão abastecidos para que os clientes possam realizar os saques. A Caixa Econômica Federal não está realizando depósitos, mas orienta que os clientes se desloquem até os correspondentes bancários e casas lotéricas para realizá-los.

A nova proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de 7,35% foi rejeitada por unanimidade durante a assembléia realizada ontem, no Ginásio de Esportes, Ladeira dos Aflitos, em Salvador. Com data-base em setembro, a categoria já teve oito rodadas de negociação com a Fenaban e praticamente não houve qualquer avanço em nenhuma das cláusulas em discussão, como saúde e sociais. Na financeira, os bancos oferecem reajuste salarial de 7,35%, mas os trabalhadores querem 12,5%, o que inclui 5,4% de aumento real de salário.

Uma nova assembleia está marcada para esta quarta-feira (01), às 18h30, no Ginásio de Esportes, para avaliar a paralisação.

Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole