Campanha Outubro Rosa será aberta amanhã

A Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), promove amanhã (01/10), às 9h, uma caminhada que segue da praça Dos 46 até a praça Desembargador Montenegro para marcar a abertura oficial do movimento Outubro Rosa no Município. Ao longo do trajeto serão distribuídos folhetos educativos sobre prevenção e tratamento do câncer de mama.

A campanha visa conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, em função disso, foram programadas diversas ações que ocorrerão ao longo do mês.

Ao chegar na praça Desembargador Montenegro a equipe irá prestar orientações à população e encaminhar as mulheres acima de 40 anos que nunca tenham feito uma mamografia ou as que fizeram o procedimento há mais de dois anos para a realização do exame.

A medida irá contemplar também mulheres com fatores de risco, a exemplo das que possuem mais de 35 anos e têm histórico de câncer de mama na família.

Durante a Campanha serão disponibilizados para as Unidades Básicas de Saúde material informativo sobre o câncer de mama, na intenção de mobilizar os gestores das Unidades para participarem do movimento Outubro Rosa em Camaçari e estimulá-los a desenvolverem ações com a comunidade para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Também em alusão ao Outubro Rosa, a iluminação da praça Desembargador Montenegro, da Prefeitura e do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) será trocada pela cor rosa.

Fonte: Ascom / PMC