Camaçari receberá curso de pós-graduação da UFBA

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) chegará a Camaçari com curso de pós-graduação. A novidade foi anunciada esta semana, em reunião do Prefeito Ademar Delgado com o vice-reitor da universidade, Paulo Miguez, e equipe. O projeto propõe ampliar o potencial da cidade e promover o desenvolvimento tecnológico.

A proposta visa ampliar o projeto pedagógico inicial adaptando a realidade. Paulo Miguez não quer perder a chance do Campus dialogar com o que a cidade oferece. “Camaçari pode vir a ser um centro de expertise na área”, afirmou.

segov_visita_da_reitoria_da_ufba_fotos_adeilsoncarvalho_01102014 (13) segov_visita_da_reitoria_da_ufba_fotos_adeilsoncarvalho_01102014 (58) segov_visita_da_reitoria_da_ufba_fotos_adeilsoncarvalho_01102014 (76) segov_visita_da_reitoria_da_ufba_fotos_adeilsoncarvalho_01102014 (158)

Os alunos entrariam pelo BI (Bacharelado Interdisciplinar) de Ciência e Tecnologia que dura 3 anos, e cursariam mais 2 anos em uma das engenharias. Na nova proposta faz-se uma adequação dos cursos oferecidos ao potencial da região. Já que Camaçari tem um amplo parque industrial e, desta forma, o setor produtivo será atendido.

Há a previsão de além do curso de BI, como porta de entrada, se tenha os cursos de engenharia Petroquímica, Energia e Meio Ambiente, Automotiva e de Automação e Robótica. Cursos com perfil tecnológico que terá crescimento em torno das engenharias. A expansão acontecerá com o curso em Meio Ambiente, Florestal, Biotecnologia, Alimentos e de Matérias.

Após a reunião, o grupo fez uma visita ao CEPED (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) onde a UFBA vai se instalar. A ideia é que as duas instituições sejam integradas, garantindo a preservação do Parque Tecnológico. Na oportunidade, foi apresentado aos novos representantes da UFBA a estrutura que compreenderá a universidade.

Junto com o vice-reitor estava o pró-reitor adjunto de Graduação, Augusto Loureiro, e o coordenador de Planejamento de Graduação, Gaudêncio Freires. Para Augusto Loureiro, “a pós-graduação é uma grande alavanca integrada com o setor produtivo, gerando conhecimento”, finalizou.

Também participaram da reunião e visita à CEPED o secretário de Educação, Luiz Valter de Lima, outros representantes do governo, o superintendente Geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira e o diretor Geral do CEPED, Miguel Azcona. A previsão é que em 2015 comecem as aulas na universidade.

Fonte: Ascom / PMC