Escolas da rede estadual de educação vão receber rede Wi-Fi

As escolas da rede estadual da Bahia serão beneficiadas com um projeto de modernização tecnológica. A iniciativa vai viabilizar o acesso e a utilização de conteúdos e sites educacionais por professores e estudantes, dentro do ambiente escolar, por meio de uma rede intranet Wi-Fi (sem fio). O projeto entra em fase de implantação a partir do dia 17 de outubro, e vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015.

“É um momento importante para o projeto de educação que estamos desenvolvendo no nosso Estado. Iniciamos um processo de vanguarda, oferecendo as condições necessárias para que o professor possa utilizar as tecnologias educacionais dentro da escola e da sala de aula”, afirma o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a importância do envolvimento de todos para um ensino de qualidade.

-Publicidade-
-Publicidade-

De acordo com coordenadora de modernização da Secretaria da Educação, Fernanda Kumagai, o projeto está dividido em duas partes. “A primeira parte consiste na infraestrutura de conectividade, com a implantação do servidor e da rede Wi-Fi. Já a segunda, diz respeito à implantação de um software que vai sincronizar os conteúdos educacionais com a rede da escola, fazendo com que os conteúdos disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e em outros espaços educativos cheguem aos professores e estudantes”.

Os conteúdos ficam armazenados no servidor e podem ser acessados offline a partir dos tablets educacionais ou de outros dispositivos, dentro da escola. “Com o projeto, tanto estudantes como professores vão ter um amplo acesso aos conteúdos digitais, em alta velocidade. O professor vai poder modernizar e tornando as suas aulas ainda mais atrativas”, conta Fernanda. Ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA, e simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também poderão ser acessados por meio da rede da escola.

A diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Canavieiras, em Canavieiras, Cristiane Borges Belém, uma das escolas contempladas com o projeto, elogia a iniciativa. “A tecnologia está em toda a parte, e não pode ficar fora da escola. Esse projeto vai contribuir para com o trabalho dos professores, mas, principalmente, com o aprendizado dos estudantes, que até mesmo no intervalo das aulas vão poder acessar esses conteúdos, revisá-los e até antecipar os temas das aulas”, disse.

Ambiente Educacional – O Ambiente Educacional WEB (ambiente.educacao.ba.gov.br), espaço virtual que faz parte do Portal da Educação, dispõe de um espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Fonte: Ascom / Governo da Bahia