Mutirão de Mamografias gratuitas começa nesta quarta-feira

A Fundação Lar Harmonia e a Delfin Imagem vão realizar Mutirão de Mamografia entre os dias 8 e 23 de outubro. Serão oferecidos 2.500 exames gratuitos e a marcação já está sendo feita na sede da fundação, em Piatã, das 8h às 16h30.  Para agendar a mamografia, mulheres entre 40 e 69 anos devem apresentar, no Departamento de Serviço Social, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O coordenador do mutirão, dr. Alessandro Vasconcelos, informa que, se diagnosticado e tratado no início, as chances de cura são maiores. “Daí a importância da mulher fazer o autoexame com frequência, além da mamografia, para se prevenir contra a doença”, alertou Vasconcelos.

Para identificar o câncer de mama, o dr. Vasconcelos orienta que é preciso ficar atenta a alguns sintomas. O aparecimento de nódulo é um deles, mas existem outros: vermelhidão na pele, alteração no formato dos mamilos e das mamas, nódulos na axila, secreção escura saindo do mamilo e pele enrugada, como uma casca de laranja.

Sobre a Fundação Lar Harmonia

A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixo do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais, com parcerias públicas e privadas, como a Escola Integral Allan Kardec, a Creche-Escola Teresa Cristina, o Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, o Núcleo de Psicologia C. G. Jung, o Núcleo Jurídico Maria Terezinha F. F. de Novaes, a Editora e Distribuidora de Livros Harmonia, o Núcleo de Assistência Social Francisco de Assis e as Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes. Atualmente, a Fundação Lar Harmonia está construindo um Lar para Idosos.

Fonte: Bahia Já