Encerradas inscrições para cursos no Ciat Camaçari

As inscrições para os cursos de operadores de empilhadeira e de plataforma elevatória oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Trabalhador estão encerradas. As vagas foram preenchidas logo no início da manhã de ontem (14/10), na sede do Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador). Ao todo, foram ofertadas 80 vagas, divididas entre os dois cursos.

Assim que soube das inscrições, o morador de Arembepe, Luan Nascimento, de 19 anos, não perdeu tempo e foi garantir uma das vagas para o curso de operador de empilhadeira. Na busca por um emprego, ele acredita que o curso vai abrir as portas para o mercado de trabalho. “Este é curso excelente, que vai preparar os profissionais para atuarem na área industrial, uma das principais atividades econômicas do Município”, observou.

-Publicidade-
-Publicidade-

As mulheres também marcaram presença nas inscrições para os cursos, apesar das profissões serem consideradas masculinas. Foi o caso da candidata Maura Cleide Mascarenhas, de 31 anos, que se inscreveu para operador de empilhadeira. Atualmente, ela trabalha como operadora de caixa, mas se conseguir uma oportunidade pretende mudar de profissão. “A área industrial oferece mais oportunidades e melhores salários”, destacou a moradora do bairro Mangueiral.

Sesin_Inscrição Pronatec_foto_Aristeu_Chagas_141014 (11) Sesin_Inscrição Pronatec_foto_Aristeu_Chagas_141014 (15)
Os candidatos que tiveram algum empecilho para efetivar a inscrição, como falta de documentação, serão inseridos no cadastro reserva para a próxima turma. As aulas dos dois cursos profissionalizantes iniciam no dia 27 de outubro, na sede do Ciat. As aulas do curso de operador de plataforma elevatória acontecerão no turno matutino, enquanto as de operador de empilhadeira serão ministradas a tarde.

Os cursos do Pronatec Trabalhador são divididos em três módulos, o básico, o específico e o prático. O módulo básico aborda conteúdos comuns a todos os cursos, como português, matemática, informática básica e relações interpessoais, enquanto o módulo específico é formado por disciplinas específicas de cada capacitação. Por fim, será realizada a parte prática das aulas com maquinários.

As capacitações do Pronatec Trabalhador são oferecidas por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico) e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Fonte: Ascom / PMC