Camaçari sediará primeira fábrica de multinacional alemã na América do Sul

A multinacional alemã Lapp Group, líder mundial no setor de fornecimento de cabos, fios, acessórios, conectores industriais e tecnologias relacionadas, será inaugurada no próximo dia 24 de outubro, em Camaçari. Esta será a primeira fábrica do grupo na América do Sul, um investimento de mais de R$ 50 milhões.

A solenidade de inauguração contará com a presença de 60 empresários de vários países, além de autoridades, entidades de classe, clientes, parceiros, fornecedores, imprensa e todos os empregados da companhia no Brasil.  Com previsão de gerar mais de 180 empregos diretos com sua expansão, e previsão inicial de faturamento de R$ 100 milhões anuais, a fábrica iniciou as operações em abril. A empresa atende aos mais recentes requisitos de gestão da qualidade e é certificada de acordo com a norma DIN ISO 9001. As últimas exigências reguladoras locais também foram implementadas.

-Publicidade-
-Publicidade-
Cobre, material utilizado pela Lapp Group
Cobre, material utilizado pela Lapp Group. Foto: Divulgação
Gerente Industrial da Lapp Group, Edson Oliveira no galpão da fábrica com os funcionários
O gerente industrial da Lapp Group, Edson Oliveira, no galpão da fábrica com os funcionários. Foto: Divulgação

O empreendimento foi instalado em uma área superior a 30.000 m², localizada na Via Parafuso. A área construída total é de 11.000 m². A primeira fase do processo produtivo ocupa atualmente mais da metade deste espaço.  “A empresa tem capacidade instalada para processar 1.000 toneladas de cobre e 1.500 toneladas de produto acabado. Elaboramos condutores elétricos de cobre em baixa tensão, para os mais diversos tipos de aplicação”, afirma o gerente industrial da Lapp Group, Edson Oliveira.

Fachada da multinacional alemã, Lapp Group
Fachada da multinacional alemã, Lapp Group

Lapp no Brasil

A Lapp é uma empresa familiar, fundada em 1957 por Oskar Lapp, com a invenção do ÖLFLEX®, o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo. Atualmente, a produção do grupo abrange cabos e fios de alta flexibilidade, plugues industriais e conectores de rosca, soluções de manufatura customizada, tecnologia da automação e acessórios técnicos.

No Brasil, o grupo conta com o centro de distribuição na cidade de Osasco, grande São Paulo, implantado desde 2002. As instalações comerciais atuais, que empregam 41 pessoas, incluem um depósito de 1.500 m². Agora com a fábrica na Bahia, a Lapp pretende expandir ainda mais os negócios na América do Sul, tendo como porta de saída o Brasil, uma importante base de investimentos.

Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole