Mulheres de Camaçari são beneficiadas pelo “MAMAMÓVEL”

Visando intensificar as ações do movimento Outubro Rosa no Município, a Sesau (Secretaria da Saúde), em parceria com a Concessionária Bahia Norte, realiza quinta e sexta-feira (16 e 17/10), 250 exames de mamografia gratuitos. Os exames serão realizados em um caminhão adaptado, o “MAMAMÓVEL”, por profissionais da Clínica Delfin.

O “MAMAMÓVEL” ficará instalado no Loteamento Jardim Santo Antônio, próximo à USF (Unidade de Saúde da Família) da localidade. Quinta-feira (16/10), o atendimento acontece, das 14h às 18h. Na sexta-feira (17/10), acontece o dia todo, das 8h às 17h.

A ação é destinada às mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos residentes nos bairros Ficam, Burissatuba, Lama Preta, Santo Antônio, Dois de Julho e Gravatá, que nunca fizeram a mamografia ou que fizeram o exame há um ano ou mais. As pessoas contempladas foram previamente identificadas pelos agentes comunitários de saúde das localidades.

Para ter acesso ao exame a interessada deve estar portando documentos como comprovante de residência, cartão do SUS, identidade ou certidão de nascimento.

Esta é mais uma ação que integra a programação do Outubro Rosa em Camaçari, movimento que busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

EXAME

A mamografia é a radiografia da mama. Este é um dos principais métodos responsáveis pela detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

O exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

A partir dos 40 anos, as mulheres já devem realizar o exame, no entanto, aquelas que têm casos da doença na família o recomendado é que sejam submetidas ao método a partir dos 35 anos.

Fonte: Ascom / PMC