Aparelhos que conduzem eletricidade deixam o público de cabelo em pé

Aparelhos como o Berimbau elétrico, gerador termoelétrico e o globo eletrostático (gerador Van der Graaf) são algumas das atrações do stand Física Recreativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até domingo (19), no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

gerador Van der Graaf (1) gerador Van der Graaf (2)

-Publicidade-
-Publicidade-

Essas invenções produzem eletricidade que ajudam na economia de energia em casa. O gerador termoelétrico, por exemplo, com a água e uma lâmpada simulam a energia solar. Mas a sensação do espaço é o globo eletrostático, que conduz carga elétrica para o corpo humana e faz com que os cabelos arrepiem.

“Normalmente a física é tida como uma ciência para gênios, mas aqui se pode ver que não é. O desenvolvimento da Física, da tecnologia são feitos por pessoas normais,” explica o professor de Física, Fernando Santana.

Os experimentos em exposição são produzidos por estudantes de engenharia. De forma lúdica e criativa as crianças aprendem brincando, com a oportunidade de desenvolver, através dos conhecimentos adquiridos, criações inovadoras com matérias recicláveis.

“Tudo isso mostra como física recreativa faz parte de nosso cotidiano. Cada aparelho acaba desmitificando a Física, pois a forma prática ajuda as pessoas a entenderem mais facilmente”, explica o estudante de engenharia elétrica, Glauber Luiz Moura.

Fonte: Ascom