Bahia terá mais 9 shopping centers

Os baianos terão novos shopping centers. Favorecendo principalmente o consumidor do interior do estado, nove shoppings serão construídos na Bahia: Oito no interior e um na capital.

De acordo com o diretor de relações inconstitucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luiz Augusto Ildefonso, serão aproximadamente 900 lojas apenas nos shoppings que estão sendo construídos no interior, o que deve gerar emprego para cerca de 9 mil pessoas.

-Publicidade-
-Publicidade-

“Pelo que as empresas passam pra gente, o Brasil terá R$ 3 milhões investidos em novos shoppings. Mas pode ser até maior que isso. Estão sendo construídos oito no interior da Bahia, além do Outlet em Lauro de Freitas. Quando os oito shoppings estiverem prontos, deverá empregar aproximadamente nove mil novos colaboradores. Isso só em lojas”, explicou.

As cidades contempladas são Feira de Santana, Juazeiro, Serrinha, Barreiras, Camaçari e Candeias, além de Teixeira de Freitas que vai ganhar dois novos shoppings. Entre as novas construções destacam-se o Park Shopping de Feira – um investimento de R$ 90 milhões, com 135 lojas – e o Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista.

A atual situação da economia nacional também está sendo refletida nos shoppings. A expectativa da Alshop era que 41 novos shoppings fossem entregues em 2014, mas o número quase não passou da metade. “O quadro da economia brasileira não é favorável. A nossa previsão era que fossem construídos de 38 a 41 shoppings no Brasil este ano, mas foram só 23”, revelou Ildefonso.

Também tendo em vista o quadro estagnado da economia, o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, se mostra preocupado com a ocupação das lojas. “A preocupação da Abrasce com esse número de shoppings que estão sendo construídos é se terá lojista suficiente. Como a economia passa por dificuldade, pode faltar lojista.”, disse.

A informação é confirmada pelo presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. “Não existe lojista para tanto Shopping Center. São 129 mil pontos de vendas hoje no Brasil. E você tem que colocar 25 mil novos lojistas todo ano no mercado, em função da rotatividade, em função da expansão dos novos empreendimentos. Mas o Brasil é um país extraordinário. Daqui a pouco, teremos uma retomada da economia e os shoppings voltam a ter o movimento que a gente gostaria”, revelou otimista.

Em dezembro, a Alshop realizará mais um senso para identificar quais cidades as empresas estão planejando investir. “Sem dúvidas novos shoppings poderão ir para a Bahia. As empresas estão buscando aproveitar mais o estado”, contou.

Fonte: Tribuna da Bahia