Confira a programação do Novembro Negro em Camaçari

Na manhã desta segunda-feira (03/11), a Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), realizou a abertura das atividades e comemorações do Novembro Negro, evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A programação será realizada até o dia 30 de novembro e inclui uma série de atividades de promoção da igualdade racial e combate ao racismo institucional.

IMG-20141029-WA0009

-Publicidade-
-Publicidade-

Durante a abertura do evento, realizado no auditório da Prefeitura, o prefeito Ademar Delgado destacou a importância de aprofundar os debates para avançar nas políticas públicas de combate ao racismo e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Espero que o Novembro Negro propicie momentos de discussão em prol do respeito pela questão racial”, disse o gestor municipal ao citar uma das principais ações do movimento, o mapeamento dos Terreiros.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) foi colocado como meta central de trabalho desde o lançamento, no ano passado. “É preciso construir uma cultura de enfrentamento cotidiano de combate ao racismo”, frisou o secretário.

Presente no evento, o deputado estadual Bira Coroa (PT), disse que este é um momento ímpar na história do município que vai contribuir para a construção de políticas afirmativas de combate ao racismo. O representante da Assembléia Legislativa da Bahia ainda destacou a recente aprovação e sanção do Estatuto da Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa, em abril de 2014, ainda em fase de regulamentação. “Este é um instrumento importante para a implementação das políticas afirmativas e identitárias”, destacou.

Para o vice-presidente da Unegro (União de Negros pela Igualdade na Bahia), Everaldo Vieira, esta é uma forma de trazer a sociedade para o centro das discussões e promover a conscientização das pessoas a respeito da questão racial”, frisou.

A programação do evento de hoje foi concluída com o Seminário sobre Educação e Combate ao Racismo. Professores da rede municipal e estadual abriram o debate sobre a questão do racismo no ambiente escolar. À tarde, até às 17h, acontece a aula inaugural do curso de História da África voltada para funcionários públicos do PCRI e professores da rede pública municipal. Dividido em quatro módulos, o curso tem carga horária total de 180 horas e abordará sociedades e civilizações do século I até o XVIII.

A abertura do evento foi prestigiada pelos secretários municipais de governo, Sergio Paiva, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas, além do superintendente da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), Claudécio Taroba e do ouvidor municipal, Temistócles Vieira.

Marcaram presença também a deputada estadual Luiza Maia (PT) e os vereadores Gilvan Souza (PT) e Marcelino Filho (PT), além de alunos da rede municipal e representantes da Religião de Matriz Africana e movimentos negros do Município.

Abertura do Novembro Negro em Camaçari. Foto: Divulgação
Abertura do Novembro Negro em Camaçari. Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

04 a 07/11 – 8h30 – Oficina: Toços, Turbantes e Ojás / Local: Casa do Trabalho

08 a 16/11 – 9h30 – Exposição de Artes Plásticas: Feminina Arte Negra – Rose

Mafalda / Local: Teatro Cidade do Saber

12 e 13/11 – 9h – Oficina: Fitoterapia / Local: Auditório da Cidade do Saber

17/11 – 14h – Lançamento: Observatório de Combate ao Racismo / Cartilha de

Combate ao Racismo em Ambiente Escolar / Local: Edifício Mont Blanc

18 a 21/11 – 10h / 15 h – Cinema Negro / Local: Escolas e Biblioteca Central Jorge

Amado

19/11 – 8h – Emunde – Encontro de Afro Negócios / Local: Auditório da Cidade do

Saber

20/11 – 9h – Sessão Especial da Consciência Negra / Local: Câmara Municipal

21/11 – 9h – PCRI – Feira da Saúde em Especialidade / Local: Casa da Criança

13h – Ato da consciência Negra / Local: Praça Abrantes

14h – Seminário: Anemia Falciforme / Auditório do Cuidar/Unifal

22/11 – 9h – Diálogo Inter Religioso / local: Casa do Trabalho

19h – Show: Negros Evangélicos / local: Gleba C

23/11 – 19h – Missa Afro / local: Catedral São Tomaz de Cantuária – Praça

Desembargador Montenegro

24/11 – 15h – Xirê de Rua / local: Praça Desembargador Montenegro

25 e 26/11 – 9h – Oficina: PCRI – Juventude Viva / local: auditório da Prefeitura

27/11 – 14h – Lançamento: Mapeamento Municipal dos Terreiros / local: auditório da

Cidade do Saber

28/11 – 9h – Seminário: Mulher Negra / local: auditório da Cidade do Saber

15h – Cortejo Negro / local: praça da Simpatia (saída) a praça Abrantes

(chegada) com participação de Adão Negro

29 e 30/11 – 9h – Parada Cultural Negra / local: Burissatuba

30/11 – 8h – III Batizado e Troca de Graduações de Capoeira – Associação de Capoeira e Cultura Brasileira / local: Teatro Alberto Martins

Fonte: Ascom / PMC