Tiroteio entre traficantes fecha escolas e comércio em Salvador

O horário da aula nem havia terminado e, com o olhar apreensivo, a dona de casa Marinês de Jesus já aguardava, na manhã desta terça-feira (18) , em frente à Escola Municipal Ítalo Gaudenzi, em Fazenda Coutos, pela saída da filha. Em meio a outras mães que também foram buscar seus filhos, Marinês comentava a razão do receio. “Essa noite eu ouvi tanto tiro! Não que essa região seja pacífica, mas nunca tinha visto algo assim”, disse, enquanto olhava uma viatura da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi) passar em alta velocidade rumo à Lagoa da Paixão.

O tiroteio que assustou a dona de casa à noite foi mais um capítulo da disputa entre facções de Nova Brasília de Valéria e da Invasão do Iraque, que se intensificou no domingo à noite. Segundo um vendedor de frutas, na segunda-feira, um tiroteio anunciou o início da segunda noite de conflitos na região. “Uma porção de gente subiu correndo e, quando esse povo ia chegando, a gente ia tomando conhecimento das histórias”, disse o fruteiro. “Eu não ia ficar aqui para ver, desarmei a banca e fui embora”, relatou.

Em minutos, todo o comércio da região fechou as portas e as ruas começaram a esvaziar. A noite entrou recebida pelo barulho dos tiros, que não parou durante a madrugada. Na manhã de ontem, o clima de medo ainda estava nos bares, padarias, supermercados e bancas, onde o principal assunto era a disputa da madrugada. As escolas municipais Darcy Ribeiro, em Valéria, e Ítalo Gaudenzi, em Fazenda Coutos, mantiveram as aulas, mas receberam poucos alunos.

No fim da manhã, a Ítalo Gaudenzi suspendeu as atividades pelo resto do dia. Ainda durante a manhã, um novo confronto ocorreu na Lagoa, dessa vez entre traficantes e guarnições da PM. A troca de tiros assustou a vizinhança e cancelou o expediente de dezenas de operários que trabalham na construção de um conjunto habitacional.

Em nota, a PM informou que policiais da Rondesp – BTS e da 31ª CIPM foram recebidos a tiros. Os policiais responderam aos ataques e durante a troca de tiros os bandidos escaparam. Ninguém ficou ferido na ação.
Fonte: Correio 24 Horas