Feira de Saúde leva serviços à população de Camaçari nesta sexta

Nesta sexta-feira (21/11), homens e mulheres do município podem utilizar os serviços que a Feira de Saúde em Especialidades vai ofertar das 9h às 13h. A iniciativa faz parte da programação do Novembro Negro e será realizada na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, situada à rua do Telégrafo, no bairro Gleba B, ao lado da praça da Simpatia. A ação é fruto da parceria entre a Sesau (Secretaria da Saúde) e a Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).

A Feira inclui um stand sobre Anemia Falciforme, doença com maior incidência entre a população negra, com informações sobre a patologia, sintomas e onde procurar tratamento em Camaçari. A população do município é assistida pela Unidade de Apoio à Anemia Falciforme instalada no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), situado à rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo à rodoviária.

Nos stands haverá avaliação da pressão arterial, do índice glicêmico e também a realização de testes rápidos de Sífilis e HIV. Além disso, as 25 primeiras mulheres com 40 anos ou mais que chegarem à Feira sairão com a mamografia agendada, bem como os 20 primeiros homens da mesma faixa etária obterão a requisição do PSA livre total (exame sanguíneo que detecta alteração da próstata) para agendar o procedimento no CEONC (Centro de Oncologia de Camaçari), que também fica no Cuidar. As mamografias e o PSA serão realizadas no Ceonc.

Mediante apresentação do documento de identificação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), é possível tomar as vacinas contra Hepatite B, Tétano e Tríplice Viral. Além disso, os participantes podem assistir aulas de primeiros socorros ministradas por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e adquirir informações de prevenção a doenças.

A Feira foi formulada por diversos segmentos públicos municipais com a participação do GT (Grupo de Trabalho) do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional).

Fonte: Ascom / PMC