Município amplia oferta de procedimentos com exame de tireoide

Os moradores de Camaçari já podem contar com mais um procedimento de média complexidade na rede pública de saúde. A PAAF (Punção Aspirativa com Agulha Fina) da glândula tireoide está sendo realizada há um mês no Município e não há mais a necessidade dos moradores se deslocarem às cidades vizinhas para fazer o exame. Até ontem (26/11), cerca de 30 pessoas passaram pelo procedimento.

 

sesau_exame_pulsão_da_tireoide_carina__foto_aristeu_chaga-s_261114-1

O exame, que tem o resultado informado em 30 dias, possibilita a detecção precoce do câncer na tireoide, além de servir de suporte para prevenir que a doença volte a se manifestar e que prolifere pelo organismo.

A PAAF é indicada quando um nódulo com mais de um centímetro é encontrado na glândula. Realizado no Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), o exame é um método simples e ambulatorial que consiste na coleta do material através da introdução de uma agulha fina, através da pele, diretamente no nódulo ou tumor a ser examinado.

Caso o nódulo seja benigno, o paciente será acompanhado por um endocrinologista por um período de seis meses a um ano. Em Camaçari, há três profissionais da área que atuam na Policlínica do Centro e, a partir do dia 1° de dezembro, o Ceonc também começa a ofertar o atendimento com o profissional.

Se for detectado câncer na glândula, no entanto, o tratamento consiste no procedimento cirúrgico e suplementação hormonal. Em alguns casos, pode ser necessário a iodoterapia, radioterapia ou quimioterapia, tratamentos realizados em unidades especializadas no Estado.

Além da Punção Aspirativa com Agulha Fina da tireoide, o Ceonc, instalado no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), oferece os exames sanguíneos T3 e T4, ultrassom simples e com doppler da tireoide, necessários para a detecção do câncer da glândula.

A tireoide é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo, pois produz hormônios que atuam em vários órgãos do corpo e regulam o metabolismo de forma geral.

O Cuidar está localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, nº 178, Centro.

Fonte: Ascom / PMC