Município lança cadastro de artistas locais

Se você canta, dança, é membro de grupo cultural tradicional ou moderno ou produz cultura em Camaçari deve realizar o Cadastramento Artístico Cultural 2014-2015, que está disponível desde ontem (01/12), no portal da Prefeitura www.camacari.ba.gov.br. Esta é primeira vez que o município cadastra os artistas.

O Cadastramento, lançado no Teatro Alberto Martins, prossegue até o dia 27 de fevereiro. O cadastro vai orientar as contratações de artistas, grupos e produtores para eventos do Município, a exemplo da Festa de Arembepe e do Camaforró.

Para fazer o lançamento do programa, foi convidado um grupo que tem no nome a iniciação, a Chegança Feminina de Arembepe, composto por mulheres com mais de 40 anos. O grupo fez jus ao evento uma vez que tem em seu repertório o anúncio, a chegada, como ocorre com o programa de cadastramento.
O mestre de cultura Laudelino Brandão, de 70 anos, mais conhecido como Mestre Careca, acredita que este cadastro vai certificar que os artistas contratados são realmente moradores do município. “Tem que valorizar o que é daqui”, disse o líder do grupo Boi Estrela de Barra do Jacuípe.

A cantora Jaguarana, de 46 anos, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Esse cadastramento vem para valorizar o artista local e dá condição de que aqui possamos nos apresentar ainda mais nas festas do município, isso vai nos dar maior projeção”, comentou ela que é moradora do bairro Novo Horizonte.

No ato do cadastro é preciso ter os documentos pessoais em mãos, pois dados como RG, CPF e número de contrato de água ou luz (comprovantes de residência) são solicitados. Os artistas que não puderem realizar o cadastro via internet poderão fazê-lo pessoalmente na Secult (Secretaria da Cultura), situada na avenida Eixo Urbano Central, no prédio do antigo cinema de Camaçari, das 8h às 17h.

No caso de grupos, é preciso ficar atentos às informações quantos aos documentos solicitados para cada caso. Quem perder o prazo não poderá ser contratado e terá que esperar a abertura do cadastramento 2015-2016 para se integrar às atividades municipais.

O lançamento contou com as presenças do secretário de Cultura, Vital Vasconcelos, e do subsecretário de Governo, Demétrius Moura.

Fonte: Ascom / PMC