UPA Gleba A/Gravatá será referência em urgência e atenderá 300 pessoas por dia

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Gleba A/Gravatá, que inaugura neste sábado (06/12), tem capacidade para atender 300 pessoas por dia e representa um grande avanço para a saúde pública em Camaçari.

A nova unidade será referência no atendimento de urgência, por abranger uma área populacional de até 200 mil habitantes, ou seja, dará cobertura superior a 100% do número de habitantes da sede, que conta com cerca de 160 mil habitantes.

Com uma estrutura física mais ampla que as UPAs Nova Aliança e Irmã Dulce, situadas nos bairros Phoc II e Gleba B, respectivamente, a UPA Gleba A/Gravatá vai diminuir o fluxo de atendimento nas outras duas unidades, por ter complexidade intermediária entre as unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares.

Dentre os diferenciais da nova UPA estão o acolhimento com classificação de atendimento, em que o paciente será avaliado a partir da sequência de atendimento, tempo de espera e grau de complexidade, a presença de dois médicos pediatras, laboratório com resultado dos exames em 24h e sala de gesso, além da estrutura física mais confortável.

Por ser uma unidade de atendimento de urgência, a UPA Gleba A/Gravatá pode atender moradores de todos os bairros da sede, orla e que não residem no Município. Além de se tornar referência para os bairros circunvizinhos, a exemplo dos bairros Gleba A, Gravatá, Alto da Cruz, Camaçari de Dentro, Lama Preta, Mangueiral, dentre outros.

Para dar suporte aos moradores da orla, a Prefeitura inaugura no primeiro trimestre de 2015 a UPA de Arembepe. A unidade de saúde dispões de nove leitos, dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e uma equipe de apoio. A UPA, que terá capacidade de atender 150 pessoas por dia, fica no Loteamento Vilarejo de Arembepe, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) e da UPA atual.

Fonte: Ascom / PMC