Empresas de turismo de pequeno porte terão consultoria gratuita do Sebrae

A partir do dia 16, as empresas de turismo de pequeno porte do Município e que atuam no ramo de meios de hospedagem poderão se cadastrar e aderir ao programa ALI (Agentes Locais de Inovação), que é um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação, por meio de orientação proativa e personalizada.

Os detalhes do programa a ser iniciado no Município por meio da parceria entre a Setur (Secretaria do Desenvolvimento do Turismo), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foram discutidos quarta-feira (03/12).

setur_reunião_na_setur_foto_aristeu_chagas_031214 (8)
Reunião Setur. Foto: Divulgação

Durante o encontro, ficou definido que as visitas dos agentes às empresas de turismo instaladas na sede se estenderão até o final de dezembro e, a partir da segunda quinzena de janeiro, será a vez do programa ir à orla e atender os empreendimentos lá instalados.

Através do programa, os agentes visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os produtos comercializados.

O programa possui diversas etapas, dentre elas, as de sensibilização, adesão, diagnóstico e empresarial. Os benefícios para as empresas participantes são inúmeros, a exemplo de acompanhamentos especializado, continuado, customizado, além de gratuito e in loco. Trata-se de uma consultoria prestada por profissionais do Sebrae, que se estenderá por até dois anos.

De acordo com a Setur, a intenção é de que o maior número de empresas de turismo de pequeno porte façam a adesão ao programa, por ser uma oportunidade excelente de implementar a inovação e transformação nas empresas e, assim, torná-las mais competitivas, fortalecidas, destacadas na concorrência e com novas oportunidades de negócios.

A reunião, que aconteceu na sede da Setur, localizada na Casa do Trabalho, foi acompanhada por representantes da secretaria e do Sebrae.

Fonte: Ascom / PMC