Secretaria de Saúde do município realiza mobilização contra a Chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Simões Filho, através da Coordenação de Vigilância e Proteção a Saúde, deu início esta semana, às atividades educativas de mobilização contra a Chikungunya.

A Chikungunya (CHIKV) é uma doença infecciosa febril, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, o mesmo mosquito transmissor da Dengue. O vírus só pode ser detectado em exames de laboratório, são eles: sorologia, PCR em tempo real (RT‐PCR) e isolamento viral.

A campanha de mobilização elaborada pela Vigilância Sanitária municipal foi traçada no sentido de atingir diretamente a população quanto da importância de realizarem o seu papel em combate ao mosquito transmissor.

As ações educativas estão acontecendo nas escolas municipais dos bairros Pitanguinha Nova, Ilha de São João, Góes Calmon, Mapele, Aratu, Palmares, Cristo Rei e Simões Filho I.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao sentir os sintomas como febre, dores nas articulações e de cabeça, ou o aparecimento de manchas vermelhas na pele, a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou consulte o seu médico. Vale lembrar que a Chikungunya assim como a Dengue, também pode provocar hemorragia, então não espere o quadro se agravar.

As atividades tiveram início na última quarta-feira (3) e acontecerão ainda nos dias 10, 12 e 16 deste mês. Participe da mobilização e previna-se contra a Chikungunya/Dengue.

Fonte: Ascom / PMSF