Projeto cultural ativa Terminal Turístico em Lauro de Freitas e defende recuperação do Rio Joanes

Responsável pelo abastecimento de 40% da água consumida na grande Salvador, o Rio Joanes sofre com a poluição e degradação ambiental. O rio que passa por 4 municípios antes de desaguar poluído na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, já foi motivo de orgulho e símbolo de muita riqueza para pescadores e moradores da antiga Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Ele também foi palco do Levante do Joanes em 1814, que antecedeu a Revolta dos Malês pelo fim da escravidão na Bahia. Duzentos anos depois do combate liderado por escravos, o projeto Ao Som do Joanes propõe resgatar e dinamizar culturalmente o Terminal Turístico de Portão, no KM 7,5 da Estrada do Coco, e potencializar a consciência ambiental da população e das autoridades pela recuperação do manancial através da cultura e da arte.

“O local respira história, transpira cultura. O Terminal Turístico de Portão homenageia Mãe Mirinha, uma das ialorixás mais famosas e respeitadas da Bahia, que fincou nossas tradições ancestrais em Portão. O Rio Joanes, além de sua importância sócio-ambiental e religiosa, guarda a simbologia histórica do que foi a luta pela liberdade, pelo fim da escravidão no Brasil, travada em suas águas em 1814”, destaca Fernanda Anjos, idealizadora e coordenadora do Ao Som dos Joanes que acontece a partir do próximo sábado, dia 13, às 17 horas, quinzenalmente aos sábados no espaço que abriga o Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira. “Serão apresentações de bandas, com excelentes referências culturais, como a Banda Coletivo di Tambor, intervenções poéticas e artísticas que valorizam nossa baianidade, resgata e dinamiza o espaço histórico do Terminal Turístico, fazendo esta correlação com o espaço, a história, a cultura, o meio ambiente e a importância socioambiental do Rio Joanes”, pontua Anjos.

-Publicidade-
-Publicidade-

Ao Som do Joanes

SERVIÇO:

O quê: Ao Som do Joanes.

Quando: 13 de Dezembro de 2014.

Horário: 17h.

Atrações: Coletivo di Tambor

Intervenções Poéticas de Joane Macieira, apresentações culturais do Grupo Bambolê e do grupo de Capoeira Toques de Berimbau.

Onde: Terminal Turístico de Portão, Estrada do Coco, km 7,5, Lauro de Freitas. (Área externa da Secretaria de Cultura).

Quanto: Entrada Gratuita.

Fonte: Ascom