Teatro da Cidade do Saber tem aumento de produtividade e acessibilidade em 2014

Um ano próspero, marcado por muitas descobertas e desafios. Assim pode ser classificado 2014 para o Teatro Cidade do Saber (TCS). O aumento do público infantil e a maior oferta de acessibilidade gratuita se destacam entre as evoluções registradas no período.

Os pequeninos realmente fizeram a festa este ano, aumentando a demanda, esgotando ingressos e, por diversas vezes, tornando necessária a realização de sessões extras. Prova disso é que mais de 40 % dos 19 mil espectadores que foram ao Teatro este ano, apreciaram as produções infantis.

-Publicidade-
-Publicidade-

No que diz respeito a promoção do acesso gratuito às atrações culturais, o TCS atingiu números expressivos. Através do Projeto de Mediação Cultural, que permite a entrada franca de escolas e entidades, exatamente 8.284 pessoas, distribuídas entre a sede e a orla de Camaçari, tiveram a oportunidade de assistir grandes produções como o espetáculo Azul Resplendor, que trouxe como destaque a atriz global Eva Wilma.

Espetáculo Uma Aventura Congelante. Foto: Divulgação
Espetáculo Uma Aventura Congelante. Foto: Divulgação

Elisângela Sena, diretora do TCS, fala com emoção sobre as conquistas alcançadas ao longo deste período. “Foi um ano especial, de muito trabalho, mas também de muitas alegrias que serviram para mostrar o quanto podemos ir mais longe”, disse.

A diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, destacou a importância da ampliação do alcance do TCS. “Os dados mostram que o esforço para possibilitar a presença das comunidades no Teatro, sobretudo as mais distantes da sede do município, deu certo. O mesmo posso dizer de projetos como o Teatro de Portas Abertas, que conseguiu contemplar vários grupos escolares e entidades sociais”, frisou.

Ao todo, foram 46 apresentações artísticas, assistidas por mais de 17 mil espectadores. Somados os demais eventos, como formaturas, congressos, seminários, fóruns, ensaios e palestras, o público ultrapassa 45 mil pessoas, sem contar as visitas às exposições realizadas no Foyer, que promoveram um verdadeiro mix cultural.

Muitos artistas que passaram pelo palco do TCS durante esta temporada deixaram gravadas suas mensagens de carinho e agradecimento. Foi o caso da atriz e diretora teatral Cilene Guedes, homenageada com o espetáculo TAC 40 Anos. “Sempre que venho ao Teatro Cidade do Saber sinto-me muito bem. É uma felicidade verdadeira”, declarou.
Outra personalidade que não economizou elogios foi o ator global Luis Melo, que apresentou no palco do TCS o espetáculo Ausência. “Gostaria de deixar registrado o prazer de ter conhecido este espaço maravilhoso, que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade”, disse.

2015 – Uma das grandes novidades para o novo ano é o abrir de cortinas logo em janeiro, trazendo grandes espetáculos. O Polo Teatral, um importante festival de teatro que apresenta produções de diversas localidades do interior da Bahia, promete muita interatividade. Com a pauta de 2015 em mãos, Elisângela não esconde a empolgação. “Vem muita coisa boa por aí. Aguardamos vocês!”.

Fonte: Ascom / CDS