Lançamento da Orquestra Pró-Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari acontece quarta

A rica cultura de Camaçari ganha mais um importante componente, a Orquestra Pró-Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, cujo lançamento acontece na quarta-feira (17/12), às 18h, no Teatro Cidade do Saber.

Ter uma Orquestra Sinfônica formada genuinamente pelos jovens músicos do Município sempre foi o objetivo da Prefeitura que investiu nos últimos anos no projeto de Iniciação Musical nas escolas através da Seduc (Secretaria de Educação), em parceria com a Cidade do Saber.

Os jovens que vão compor a Orquestra Pró-Sinfônica foram selecionados a partir do Conservatório de Música Sinfônica. A unidade de ensino sinfônico foi criada pela Cidade do Saber para aprimorar o desempenho dos educandos do projeto de Iniciação Musical e de outros jovens aspirantes à música sinfônica de Camaçari, sendo considerada a principal porta de entrada para a Orquestra Pró-Sinfônica.

No Concerto, o público poderá ver os jovens talentos de Camaçari prestando homenagem ao Município através de três canções com composição e arranjo do maestro Bira Marques, uma destas contará com a apresentação da Cia. Jovem de Ballet da Cidade do Saber. No repertório estão previstas ainda músicas natalinas e outras canções populares, cujo arranjo e regência são dos professores do projeto de Iniciação Musical.

Para aprimorar o trabalho desenvolvido e se preparar para o grande dia, os jovens estão realizando uma série de ensaios. Ontem (11/12), eles se reuniram em um dos auditórios da Cidade do Saber, na segunda e terça-feira (15 e 16/12), os ensaios serão realizados no Teatro.

Em entrevista recente, o maestro Bira Marques, regente da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, considerou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e a Cidade do Saber como o maior projeto do país de incentivo ao estudo de música sinfônica.

Atualmente, 12 escolas da rede pública de ensino integram o projeto de Iniciação Musical, sendo oito de instrumentos sinfônicos e quatro de formação para fanfarras e bandas marciais. O Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, é o Polo Sinfônico do projeto, ou seja, local em que estão concentrados todos os instrumentos e que serve de referência para todas as unidades.

O Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari é um espaço composto por salas climatizadas com isolamento e tratamento acústico. Os educandos recebem aulas práticas de todos os instrumentos que compõem uma orquestra e aprendem sobre a história da música brasileira, percepção e teoria musical.

O aprendizado adquirido no Conservatório possibilita aos educandos tornarem-se membros de orquestras ou de outros grupos musicais, além de incentivar futuros intérpretes, instrumentistas, compositores, professores ou outras profissões voltadas ao mundo da música.

Fonte: Ascom / PMC