Lançamento da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (17/12), às 18 horas, o Teatro Cidade do Saber será palco do lançamento da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, composta por talentos descobertos e aperfeiçoados no Conservatório de Música Sinfônica da Cidade do Saber. Sob a regência de Bira Marques, que também é maestro da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, os jovens músicos executarão canções populares com arranjos originais e uma composição inédita em um evento cheio de surpresas e convidados especiais.

Mais do que o surgimento de um novo grupo musical no município, a estreia da Pró-Sinfônica marca a concretização de um sonho coletivo, cultivado com carinho e dedicação durante meses de aprendizado teórico e prático. É, ainda, a evidência incontestável do sucesso de projetos que, frutos de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Cidade do Saber, disponibilizaram o ensino gratuito de instrumentos de orquestra para os cidadãos camaçarienses.

Convite_Orquestra_Pró-Sinfônica Ensaio_da_Orquestra_Pró-Sinfônica_de_Camaçari_Foto_Asco m_CDS

Para o diretor de Desenvolvimento do Saber, Arnoldo Valente, a formação de uma orquestra genuinamente de Camaçari dá contornos mais realistas ao anelo de transformar a cidade em um importante polo sinfônico. “Demos um grande passo nessa direção com a criação de uma orquestra adulta. Depois, através da parceria com a Seduc, levamos o ensino de música sinfônica para escolas públicas municipais e oferecemos curso de formação no nosso Conservatório. Agora, com o lançamento da Pró-Sinfônica, aumentamos as chances de tornar Camaçari uma referência nessa área”, diz.

Entre os novos instrumentistas, a oportunidade de avançar no universo da música é celebrada com muita alegria. Albertino Nascimento, 19 anos, ingressou no Conservatório de Música Sinfônica da Cidade do Saber há um ano, motivado pelo interesse em aprender a tocar trombone. Hoje, integra a Orquestra Pró-Sinfônica tocando o instrumento que escolheu. “Conquistei meu objetivo e estou indo ainda mais longe. Isso é emocionante. Confesso que estou um pouco nervoso com a estreia, mas sentimento nenhum vai superar o de realização”, declarou.

Interessados em prestigiar o lançamento da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari devem entrar em contato com o Núcleo de Produção do Teatro Cidade do Saber através do e-mail tcsmediacaocultural@gmail.com ou pelo telefone (71) 3644-9843 e solicitar a entrada, pois não serão disponibilizados ingressos na Bilheteria.

Fonte: Ascom / CDS