Prefeitura retira barcos abandonados em Arembepe

A Prefeitura, por meio da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), iniciou nesta terça-feira (30/12) a operação de ordenamento na praia de Arembepe, com a retirada de barcos abandonados e em desuso na areia da praia. A medida atende a uma antiga reivindicação da comunidade.

Até o final desta manhã, foram recolhidas cinco embarcações abandonadas na praia do Porto, conhecida também como praia do Canal, das 14 que serão retiradas das praias de Arembepe. Antes da operação, a Sedur notificou a Colônia de Pescadores Z14 e deu um prazo de sete dias, que venceu hoje, para os proprietários retirarem as embarcações.

O comerciante e morador Cosme Fonseca, de 46 anos, que atua há 25 anos na localidade, acompanhou de perto a operação de retirada dos barcos abandonados na praia de Arembepe e ficou satisfeito com a iniciativa. “Esta ação é excelente, pois vai contribuir para a higiene das praias e o acesso dos banhistas, além de evitar que as pessoas utilizem as embarcações como banheiros e dormitórios”, destacou.

De acordo com a Sedur, os barcos retirados da praia serão colocados provisoriamente em uma área do Aterro Sanitário de Camaçari e ficarão a disposição dos respectivos proprietários para serem retirados em 30 dias. Ao final deste período, a Prefeitura vai dar um destino adequado para as embarcações.

A operação de ordenamento na praia de Arembepe será retomada depois das comemorações da virada do ano, no dia 5 de janeiro. Na sequência, serão retiradas mais 12 embarcações, colocadas anteriormente pela Prefeitura na AUVA (Associação Unidos Veteranos de Arembepe), além de dois barcos abandonados na praia de Itacimirim.

A ação foi acompanhada pela secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, pelo coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula, e pelo coordenador administrativo de Arembepe, Lídio Veloso.

Realizada pela Sedur, através da Fiscalização Integrada, e em parceria com as secretarias do Governo e dos Serviços Públicos, da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) e da Defesa Civil, a operação contou com o apoio da Polícia Militar. A iniciativa também teve o apoio de lideranças de Arembepe e representantes da Câmara Municipal, os vereadores José Marcelino (PT) e Elias Natan (PV).

PRAÇA DAS AMENDOEIRAS

Na ocasião, a Prefeitura realizou também a retirada de uma banca de jornais e revistas, colocada indevidamente na praça das Amendoeiras, em Arembepe. A barraca estava fechada há mais de três meses no espaço público e sem a autorização da Sedur, além de estar em desacordo com o padrão arquitetônico predominante da praça.

 sedur_retirada_barcos_praia_arembepe_foto_nelinho_oliveira_30 12 20 14 (3) sedur_retirada_barcos_praia_arembepe_foto_nelinho_oliveira_30 12 20 14 (6) sedur_retirada_barcos_praia_arembepe_foto_nelinho_oliveira_30 12 20 14 (8) sedur_retirada_barcos_praia_arembepe_foto_nelinho_oliveira_30 12 20 14 (19)

 

Fonte: Ascom / PMC