UPA deve ser inaugurada em abril

Com 85% das obras físicas concluídas, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Arembepe deve ser entregue à comunidade até o final de abril. Atualmente, equipes trabalham na finalização e no acabamento da unidade de saúde.

Construção da UPA de Arembepe
Construção da UPA de Arembepe

A unidade do tipo 1 vai funcionar 24 horas com capacidade para abranger uma área com até 100 mil habitantes e atender diariamente 150 pessoas. A previsão da empresa que realiza as obras é de entregar o prédio concluído até fevereiro. Em seguida, a Sesau (Secretaria da Saúde) começa a equipar a UPA.

A estrutura da nova unidade de saúde vai dispor de uma sala de raio x e de exames laboratoriais para apoio diagnóstico, um quarto de isolamento, sala de emergência médica, salas de observação pediátrica com dois leitos e de observação adulto, sala de classificação de risco, consultórios médicos e uma sala de serviço social.

A UPA é construída no terreno ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde). Atualmente, o atendimento 24 horas é ofertado no mesmo prédio da UBS, porém, com estrutura independente.

Em dezembro, a Prefeitura entregou a UPA Gleba A/Gravatá, na sede do Município, com capacidade para atender até 200 mil pessoas. Além das UPAs de Arembepe e Gleba A/Gravatá, a população pode encontrar atendimento médico 24 horas nas UPAs de Monte Gordo, Vila de Abrantes, Nova Aliança, no bairro Phoc II e Irmã Dulce, no bairro Gleba B.

Fonte: Ascom/ PMC