Carnaval abre mais de 2 mil vagas de emprego temporário

Agregando mais de um milhão de pessoas pelas ruas da cidade, o carnaval de Salvador não fará apenas a alegria do folião. De acordo com o SineBahia, 2.042 vagas de empregos temporários estão sendo ofertadas através do órgão para suprir a alta demanda de trabalho nos circuitos, hotéis, bares e restaurantes. O órgão destaca que este é um número crescente e pode vir a mudar, conforme o preenchimento das vagas ao longo dos dias.

Época de intenso aquecimento turístico do estado, o Carnaval baiano – uma das maiores festas populares do mundo – é também um período de oportunidades para quem quer ingressar no mercado de trabalho, ou mesmo fazer uma renda extra. A ocupação com o maior número de vagas é a de cordeiro dos blocos carnavalescos, com 1.600 vagas. O órgão também está com 400 vagas para segurança do evento, sete para barman, seis para garçom, cinco para chefe de fila nos serviços de alimentação, e quatro para máitre.

Além destas ainda há vagas para o setor de hotelaria, em serviços com os de camareira, arrumador, recepcionista; além da área gastronômica que envolve os bares e restaurantes, com as funções de gerente de restaurante, chefe de cozinha e cozinheiro geral. Para o período, o SineBahia tem trabalhado tanto com vagas temporárias quanto as de contratação imediata.

“Neste sentido, muitos destes trabalhadores já estão efetivados após o período festivo. Já as vagas exclusivas para o Carnaval, tendo em vista sua atuação esporádica e pontual, não há expectativa de efetivação desta mão de obra”, destacou o coordenador do Central de Vagas do órgão, Leonardo Ramos.
Devido à sazonalidade do período, onde a grande maioria das ocupações desta época só surge de ano em ano, o percentual de aproveitamento destes trabalhadores pós festividades não apresenta uma grande expressividade, segundo o coordenador.

Seleção
Para concorrer a todas as vagas oferecidas pela rede no estado, o trabalhador poderá utilizar as formas convencionais, com comparecimento a uma das unidades físicas de atendimento ofertantes do serviço de intermediação do SineBahia, portando carteira de trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade.

Porém, desde o final de 2014, o trabalhador conta também com o Atendimento Virtual para os serviços ofertados pelo SineBahia, via Portal MTE Mais Emprego, ou através do aplicativo desenvolvido para intermediação pública para o trabalho.

Para utilização deste aplicativo em celulares com plataforma Android, o mesmo deve ser baixado através do Play Store da Google ou acessado pelo endereço para os celulares com as plataformas IOS e Windows Phone.

Contudo, Luciano Ramos alerta que, além do perfil solicitado pela empresa parceira da rede Sine, para os usuários que se habilitam a trabalhar nestes períodos festivos é fundamental que se tenha disponibilidade e disposição para atuar nas respectivas áreas escolhidas, pois muitos eventos ocorrem à noite e madrugada, além de finais de semana e feriados.

Entre os meses de novembro de 2014 até 13 de janeiro de 2015 já foram cadastradas mais de três mil vagas temporárias e ligadas às festividades de final de ano, Carnaval e Verão, na rede SineBahia, em Salvador.

Fonte: Tribuna da Bahia