Liquida Tudo: Comércio investe em promoções para manter aquecimento nas vendas

A nova edição da revista Nossa Metrópole já está disponível em alguns pontos de Camaçari e região. Na capa, uma matéria sobre a temporada de preços baixos no comércio da cidade. Confira:

POR FERNANDA MELO

Janeiro é tradicionalmente conhecido como o mês das mega promoções no comércio de todo o país. E Camaçari não poderia ficar de fora. Durante esse período, muitas lojas localizadas no centro da cidade realizam promoções em seus estabelecimentos, oferecendo grandes descontos para atrair clientes.

Comerciantes da região aproveitam a época para queimar o estoque das mercadorias que não foram vendidas no mês de dezembro. Segundo eles, em janeiro há uma significativa queda nas vendas, pois é considerado um mês de “aperto” para muitos. É quando os pais realizam a matrícula das escolas dos filhos, a compra do material escolar, entre outras despesas que não podem ser adiadas. É neste período também que os consumidores começam a pagar as parcelas das compras realizadas no fim do ano.

Mas, apesar do sufoco financeiro para alguns, o momento das liquidações parece ser bom, já que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (PROVAR), o percentual de consumidores que pretendem comprar bens duráveis, como eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, aumentou de 40,4% para 49,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o último trimestre de 2014.  Segundo o levantamento, que constatou que expectativa de gasto neste primeiro trimestre aumentou para R$ 2.507, enquanto no último tri de 2014 era de R$ 1.968, essa alta na intenção das compras acontece por causa das promoções de início de ano.

Lojas de eletrodomésticos, eletrônicos, calçados e confecções são as que mais atraem os consumidores. “Prefiro deixar para fazer as minhas compras de eletrodomésticos em janeiro, já que é nesta época que encontro grandes descontos e posso levar para casa mercadorias bem mais em conta”, disse a profissional autônoma Elisangela Carvalho.

Para renovar o estoque, Alexandre Mendes, empresário do ramo de calçados e confecções, oferece, em suas quatro lojas localizadas no centro da cidade, descontos em todos os produtos. “Qualquer cliente que pagar à vista ou no cartão de crédito tem 30% de desconto”, afirma o comerciante. Segundo ele, a previsão é de 50% no aumento das vendas. A promoção segue durante todo o mês de janeiro.

Outra grande rede de calçados de Camaçari também está oferecendo descontos nas mercadorias. O gerente de loja, Jaime Pereira, espera crescimento de até 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Os descontos chegam a 50% em muitos produtos oferecidos no estabelecimento. “O nosso objetivo é trazer o cliente à loja para tentar manter as vendas de dezembro, ou para não deixá-las cair”, relata. Ainda de acordo com ele, a previsão é que a promoções se prolonguem até os primeiros dias de fevereiro.

Pensando também em atrair mais clientes às lojas neste período que é considerado fraco pelos comerciantes, a ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e CDL/Camaçari (Câmara dos Dirigentes Lojistas) prorrogaram, até o dia 31 de janeiro, a Campanha Natal dos Sonhos, com sorteios de prêmios para as pessoas que realizarem compras nas lojas do comércio da cidade que aderiram à campanha.