Com 259 anos de tradição, Lavagem do Bonfim acontece neste domingo

Folia com muita fé e alegria. Esses são os temperos que não podem faltar na tradicional Festa do Bonfim, em Mata de São João. De 30 de janeiro a 02 de fevereiro os foliões curtirão a programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, festejo que reúne o profano e o religioso.

O auge da comemoração é protagonizado por cerca de 200 baianas que se reúnem para lavar as escadarias da igreja, quando devotos do Senhor do Bonfim e Oxalá festejam a tradição de 259 anos, que marca a história da cidade.

-Publicidade-
-Publicidade-

Durante o cortejo, que será realizado no domingo (1º), mais de 40 músicos também acompanharão com a charanga ‘Nova Geração’, além de grupos folclóricos e afros.

Com o Senhor do Bonfim em seu andor à frente do desfile, representantes do catolicismo, candomblé, protestantismo e espiritismo, em um ato ecumênico fazem suas orações e caminham cerca de 3,5 km até chegarem ao largo, uma verdadeira demonstração do sincretismo religioso existente na Bahia, e do respeito que as religiões mantêm.

A festa profana acontece quinze dias antes do carnaval de Salvador, durante quatro dias. Este ano, a maior novidade é a participação do cantor Xande de Pilares. O carioca, ex ‘Revelação’, que vem ganhando ainda mais notoriedade no cenário musical com a participação no elenco do programa “Esquenta!” (Rede Globo), apresentado por Regina Casé, é uma das maiores expectativas do público. Ele se apresenta no sábado (31).

Programacao-Bonfim

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Rafaella Pondé, a escolha do grupo baiano para puxar o trio surgiu após o sucesso do show que eles fizeram no ano passado, no palco principal.

“A gente conversa com as pessoas e observa o que o público quer ouvir. Observamos quem está no topo, tocando mais, quem está no gosto popular e tiramos isso tudo como termômetro para montar a grade de atrações”, explica a secretária.

Na segunda-feira (02), último dia do evento, o romantismo e arrocha de Tayrone Cigano invade a arena e promete agradar ao público. Atualmente Tayrone é um dos maiores destaques desse estilo musical e por isso foi uma das atrações mais pedidas pelos foliões matenses para entrar na grade de programação.

Em outras edições, artistas como Saulo, Jau, Asas Livres, Pablo, Harmonia do Samba, Timbalada, Parangolé e diversos outros famosos já participaram da festa.

Cortejo-lavagem-do-Bonfim-de-Mata-de-São-João

Tradição secular

A devoção ao Senhor do Bonfim teve início na viagem do navegador português Teodósio Rodrigues Farias, que vivia aqui na Bahia e realizava com frequência viagens de Salvador para Lisboa, em Portugal. Em uma de suas viagens, sua embarcação foi surpreendida por uma tempestade e seu barco envolveu-se em um naufrágio.

Como ele era devoto do Senhor do Bonfim prometeu que se escapasse traria a devoção para o Brasil. Ele escapou e quando retornou de Portugal trouxe uma réplica do Senhor do Bonfim e construiu a igreja em Salvador dando início a lavagem em 1745.

Depois da construção da igreja em Salvador, ele partiu para construir mais duas igrejas: uma na Vila Nova da Rainha (atual cidade do Senhor do Bonfim) e outra na Aldeia do São João (atual cidade de Mata de São João), porém, na Aldeia do São João ele não chegou a concluir, pois veio a falecer.

Em 1756 o Padre Bento Vieira Paes deu início a construção da atual igreja criando assim a lavagem do Senhor do Bonfim. A igreja só foi concluída em 1761.

Programação Religiosa

A programação religiosa da festa em homenagem ao padroeiro começa nesta quinta-feira (29) com o momento de oração e lavagem interna do templo.

Na sexta (30) começa a novena, que segue até o dia 7 de fevereiro, com o tema: “Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim nos ensina a acolher com misericórdia as crianças”. A programação na igreja, só termina na segunda-feira (09/02) com uma missa de encerramento em sufrágio às almas.

Fonte: Agência Mais Região