Nutricionista dá dicas de alimentação para o Carnaval

Manter uma alimentação saudável durante o Carnaval é importante para deixar a saúde em dia e aproveitar melhor a folia momesca. Um cardápio leve, com leguminosas, hortaliças, vegetais, verduras e frutas, além de uma boa hidratação, é fundamental para manter o organismo funcionando bem e garantir o pique para os dias de folia.

Segundo a nutricionista do Hospital Santa Izabel, Rosane Lopes, alimentos ricos em gorduras e com excesso de carboidratos devem ser evitados durante a festa.  “Evite consumir alimentos produzidos no local da festa que sejam ricos em gorduras e carboidratos simples como batata frita, cachorro quente, hambúrguer, saladas de frutas e churrasco de carne vermelha”, destaca.

-Publicidade-
-Publicidade-

Alimentação-Carnaval

Segundo ela, a dica é levar de casa barras de cereais integrais, sem adição de xarope de glicose, de preferência orgânicas. Um mix de frutas secas e oleaginosas também é boa opção. “Quem não consegue ingerir muita água pode optar pelos sucos naturais de laranja e limão. Além de serem importantes fontes de vitaminas e fibras, as frutas e sucos cítricos contêm antioxidantes”, lembra.

Outra dica é a ingestão de suco verde contendo hortaliças como salsa, um diurético natural que promove a eliminação de toxinas pela urina, e hortelã, que atua contra micróbios consumidos por meio de alimentos.

images

Caprichar na hidratação também é dica fundamental para aproveitar os dias de Carnaval.  “A quantidade de hidratação recomendada para cada indivíduo é 35 ml / kg. Porém, como não podemos mensurar a quantidade ideal de hidratação para cada pessoa durante a festa, é recomendada a ingestão de 8 a 10 copos de água por dia”, ressalta.

Mais energia – Para ter mais energia durante o Carnaval, Rosane recomenda apostar em alimentos energéticos de baixa caloria, como açaí, cereais integrais e chocolate com alta concentração de cacau. “O açaí é um ótimo repositor energético, porém, deve-se evitar seu consumo com xarope de guaraná. A sugestão é consumir a polpa pura com uma fruta preferida a fim de reduzir índice glicêmico e calorias”, observa.

A nutricionista indica também o consumo de proteínas, presentes no frango, sardinha e ovo. “A banana também é altamente nutritiva e energética, possui alta concentração de potássio, vitamina B6, magnésio e fibras. Outro alimento importante é a batata doce, por ser um carboidrato do bem e possuir baixo índice glicêmico. Ela aumenta a saciedade, é fonte de vitamina A, C, cálcio e potássio”, ensina.

Fonte: Ascom Varjão Comunicação